• Assinantes
  • Saúde
    Quinta-feira, 21 de maio de 2009, atualizada às 13h

    Hemocentro faz campanha para incentivar comparecimento de doadores e evitar queda no estoque

    Patrícia Rossini
    *Colaboração

    O Hemocentro lança nesta quinta-feira, dia 21 de maio, a campanha Doação de Sangue: duplique essa ideia. O objetivo é prevenir desfalques no banco de sangue durante o inverno, quando cai o número de doadores, devido à gripe ou às doenças respiratórias provocadas pelas baixas temperaturas.

    Segundo a responsável pelo setor de Captação de Doadores do Hemocentro de Juiz de Fora, Ana Elisa Alvim, a intenção é fazer uma parceria com os doadores. "Eles são os mais indicados para divulgar a campanha, pois sabem, por experiência própria, que a doação é rápida e segura. Por isso, queremos incentivar cada doador a trazer mais uma pessoa para colaborar com o Hemocentro", explica.

    De acordo com Ana Elisa, a média de doações por dia fica entre 120 e 140. No inverno, a média diária de comparecimento é de 90 a 100. "Apesar da queda nos comparecimentos, a média de bolsas de sangue que saem do banco todos os dias é mantida e, por isso, precisamos nos prevenir para continuar atendendo aos pacientes que precisam de sangue para sobreviver."

    O Hemocentro de Juiz de Fora atende a 48 hospitais de 30 cidades da região e cede, em média, cem bolsas de sangue por dia para o atendimento de pacientes. Até o final do mês, as pessoas que comparecerem à unidade para doar sangue receberão um cartão para convidar um conhecido e ajudar a multiplicar o número de doadores. A expectativa é de tornar a ação pontual nos períodos de baixo comparecimento.

    Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter tido hepatite após os dez anos de idade. Quem recebeu a dose da vacina contra a gripe precisa aguardar 28 dias para fazer a doação. Também é preciso levar um documento de identidade com foto. O Hemocentro de Juiz de Fora fica na rua Barão de Cataguases, sem número, no Centro.

    *Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.