• Assinantes
  • Saúde
    Segunda-feira, 15 de junho de 2009, atualizada às 18h16

    UBS do bairro Furtado de Menezes realiza exames preventivos em horários especiais. Cobertura na região é considerada baixa

    Clecius Campos
    Repórter

    A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Furtado de Menezes irá estender seu horário de realização de exames preventivos de câncer de mama e colo do útero entre os dias 15 e 19 de junho. Das 18h às 21h, enfermeiros e médicos irão atender as mulheres, a fim de garantir maior cobertura na área.

    De acordo com a gerente da unidade, Marina Grossi, a cobertura do exame preventivo de colo de útero no bairro está muito abaixo da média nacional registrada no ano passado, divulgado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que é de 80,9%. "Naquela região, apenas 30% das mulheres realizaram exame preventivo no ano passado."

    Agentes de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) fizeram entrevistas com as pacientes e identificaram que o principal motivo para a não realização do exame está é no horário de funcionamento da UBS, até as 17h. "Por esse motivo estendemos o atendimento. A intenção é possibilitar um horário confortável, para que mais mulheres possam comparecer."

    Todas as pacientes atendidas serão cadastradas e avisadas daqui a um ano de que necessitam realizar novamente os preventivos. "A ideia é realizar uma busca ativa das pacientes, para que elas façam os exames pelo menos uma vez por ano."

    Durante essa semana, as mulheres que estiverem na sala de espera poderão conhecer um pouco mais sobre a doença e as formas de prevenção, assistindo um vídeo e palestras de orientação sobre o autoexame da mama.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.