Segunda-feira, 22 de junho de 2009, atualizada às 13h

Vacinação contra a poliomielite tem 71,9% de cobertura. Campanha termina no dia 26

Patrícia Rossini
*Colaboração

A campanha de vacinação contra a poliomielite atingiu 71,9% de cobertura no último sábado, dia 20, marcado pela mobilização nacional. O percentual corresponde a 24.205, das 33.666 crianças entre zero e cinco anos de Juiz de Fora, segundo dados da Secretaria de Saúde da Prefeitura.

A cobertura foi maior entre as crianças de até um ano. Destas, 82% do total foram vacinadas. Entre a população de um a quatro anos, a imunização foi de 69,5%. Em todo o Estado, foram imunizadas 55,26% das crianças. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público-alvo.

De acordo com a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da pasta, Alessandra Mendonça, os resultados estão melhores do que em 2008. "No ano passado, não conseguimos atingir a meta. Nesta campanha, os resultados estão melhores. Nossa expectativa é de obter a cobertura preconizada pelo Ministério até a próxima sexta, dia 26."

Ela pondera, no entanto, que é necessário manter a população mobilizada e conscientizada, para garantir que todas as crianças recebam a dose contra a paralisia infantil. "É uma doença que atinge vários países. Através da vacinação, nosso objetivo é manter o Brasil no posto de país certificado internacionalmente na erradicação da pólio", explica.

Durante a semana, Alessandra afirma que a estratégia da secretaria é observar o comportamento da população. "Se for preciso, faremos alguma ação para intensificar a campanha. Mas espero que as pessoas colaborem e levem as crianças para tomar a gotinha."

Locais de vacinação

As doses estão disponíveis em todas as UBSs, no Pam Andradas, na Policlínica de Benfica e no Departamento de Saúde da Mulher (rua Espírito Santo, 1.023) até a próxima sexta-feira, 25 de junho, data final da campanha. A segunda etapa, quando ocorre a aplicação da dose de reforço, está marcada para o dia 22 de agosto. Mesmo quem se vacinou no ano passado deve tomar a dose.

Na Zona Rural, conforme calendário da Secretaria de Saúde, a imunização será feita em datas específicas, nos postos de saúde de cada região. Nesta segunda, 22, a vacinação é em Sarandira, seguida por Toledo (23/6), Penido (24/6) e Dias Tavares (25/6).

*Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.