Terça-feira, 18 de agosto de 2009, atualizada às 18h12

Hospitais e professores recebem orientações sobre Gripe A

Clecius Campos
Repórter

Representantes de todos os hospitais da cidade tiveram uma reunião com o Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), na tarde desta terça-feira, 18 de agosto, a fim de receber orientações a respeito da uniformização da planilha de informações sobre os pacientes com suspeita de terem contraído a doença.

Segundo o presidente do comitê, Ivander Mattos Vieira, a medida foi tomada para que a compilação dos dados sobre a gripe suína no município seja facilitada. "Com a uniformização, poderemos acompanhar os dados da doença na cidade diariamente e não semanalmente, como estava sendo feito."

Durante o encontro, foi reforçado o protocolo de prescrição do Tamiflu, conforme preconiza o Ministério da Saúde, permitindo a administração do medicamento a pacientes com fatores de risco ou gravidade, até 48 horas após início dos sintomas. Além disso, o remédio será entregue aos hospitais mediante guia de dispensação, receita médica em duas vias e guia de notificação de doença compulsória. "A medida ajuda a evitar a distribuição desnecessária do medicamento."

Grávidas das escolas particulares podem ser afastadas

Outra reunião, esta com a Secretaria de Educação e com Sindicato dos Professores (Sinpro), teve como objetivo esclarecer dúvidas dos profissionais das escolas a respeito das medidas a serem tomadas pelas instituições de ensino. De acordo com o Vieira, durante o encontro foi discutida a possibilidade de que as professoras gestantes das escolas particulares também pudessem ser afastadas do trabalho, até o fim do inverno. "O Sinpro comprometeu-se a realizar uma reunião com o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe) para averiguar  possibilidade."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes