Sexta-feira, 21 de agosto de 2009, atualizada às 18h33

Comitê estima que mais de oito mil pessoas tenham contraído o vírus H1N1 em Juiz de Fora

Clecius Campos
Repórter

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1) estima que entre oito e dez mil pessoas já tenham contraído o vírus da nova gripe em Juiz de Fora. De acordo com o presidente do comitê, Ivander Mattos Vieira, de 0,5% a 1% dos pacientes infectados com a gripe suína demanda internação para tratamento. Como mais de 50 pessoas estiveram internadas em hospitais da cidade com a suspeita, os cálculos indicam o número próximo entre oito e dez mil indivíduos.

"O novo protocolo do Ministério da Saúde decretou o fim do exame laboratorial em todos os pacientes com sintomas. Dessa forma, são registrados apenas os casos notificados. Como a resposta orgânica ao vírus depende da condição imunológica de cada indivíduo, muitos deles não apresentaram sintomas graves e sequer procuraram tratamento médico."

Igrejas evangélicas recebem orientações

A pedido do Conselho de Pastores de Juiz de Fora (Conpas), representantes de várias igrejas evangélicas receberam orientações a respeito da postura que se deve adotar a fim de evitar o contágio da Influenza A durante os cultos e reuniões religiosas. De acordo com Vieira, foi solicitado que as igrejas respeitem as recomendações de biossegurança, reduzindo a lotação dos templos a 70% e deixando portas e janelas abertas. "É necessário ainda que seja realizada as higienizações nos locais de culto e pessoal. É recomendado ainda que contatos sociais sejam minimizados, como os cumprimentos entre os fiéis, no momento da Paz do Senhor, por exemplo."

Fiscalização nas universidades começa na próxima semana

O comitê determinou que todas as universidades particulares sejam visitadas por fiscais de posturas. A medida será tomada para que sejam regularizados todos os alvarás da Vigilância Sanitária expedidos para as instituições. "Nas intimações será solicitado que as faculdades atendam também às medidas de prevenção da Gripe A."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes