• Assinantes
  • Saúde
    Sexta-feira, 4 de setembro de 2009, atualizada às 18h17

    Dentistas da PJF serão capacitados através do curso de Qualificação Pedagógica em Educação Profissional em Saúde

    Aline Furtado
    Repórter

    Juiz de Fora está entre os sete municípios de Minas Gerais que receberão o curso de Qualificação Pedagógica em Educação Profissional em Saúde, voltado para profissionais dentistas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

    O curso, oferecido pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG), tem como objetivo a capacitação pedagógica dos profissionais da saúde, para que possam atuar como docentes dos Cursos Técnicos em Saúde Bucal, conforme as exigências legais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

    A qualificação, que será realizada no mês de setembro, contará com 100 horas/aula, sendo 84 horas a distância e 16 horas presenciais.

    Curso Técnico em Saúde Bucal

    O início das aulas da primeira turma do Curso Técnico em Saúde Bucal está previsto para o dia 19 de outubro. As aulas da segunda turma começam no mês de novembro. No total, são 83 alunos, entre técnicos em saúde bucal (TSB) e auxiliares de consultórios odontológicos (ACO) que desenvolvem funções em Juiz de Fora e em cidades da região, nas áreas de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS). Os 38 profissionais da PJF serão capacitados.

    A duração do curso deverá ser de um ano e dois meses. Neste período, os alunos terão aulas teóricas em Juiz de Fora, podendo aplicar os ensinamentos recebidos em seus postos de trabalho. Das 1.300 horas/aula do curso, 560 serão destinadas à concentração, ou seja, à parte teórica, e 740 destinadas à dispersão ou parte prática. Três dentistas da PJF serão responsáveis pelas aulas teóricas (presenciais) e 23 dentistas atuarão como professores das aulas práticas.

    Para a coordenadora do curso em Juiz de Fora, Maria Tereza Moreira Brandão Almeida, a iniciativa visa suprir a demanda no município, visto que a cidade não conta com saúde bucal no Programa de Saúde da Família (PSF). "O curso será voltado para a saúde coletiva. Pretendemos ampliar as ações de prevenção, educação e saúde".

     Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.