Segunda-feira, 14 de setembro de 2009, atualizada às 18h24

Nova secretária de Saúde assume pasta já com tarefa de nomear comissão para revisão de cargos e salários dos médicos municipais

Clecius Campos
Repórter

Será publicada nesta terça-feira, 15 de setembro, a nomeação da farmacêutica e bioquímica Maria Ruth dos Santos como a nova secretária de Saúde (SS) do município. Antes de ocupar oficialmente o posto, Ruth tem uma de suas primeiras ações agendadas.

De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos (SARH), Vitor Valverde, ela tem a função de nomear representantes da pasta a fim de compor a comissão que vai tratar da revisão do plano de cargos e salários dos médicos municipais. "O afastamento da nova secretária de suas funções na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicado nesta segunda-feira, 14, possibilitou a contratação imediata. Assim, poderemos dar andamento à questão dos médicos."

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos, Gilson Salomão, até a próxima quinta-feira, 17, será publicado o nome de todos os membros da comissão, formada por representantes da SS, da SARH e do sindicato. "A intenção é marcar a primeira reunião para o início da próxima semana e já estruturar um cronograma de encontros a fim de estabelecer um prazo para a chegada de um consenso sobre o plano de cargos e salários."

Salomão adianta que serão estudados meios de promover progressão horizontal e vertical de remuneração, levando-se em conta modelos de carreiras implantados em outras cidades do país. "Queremos estruturar uma carreira digna para os profissionais da administração municipal." A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) aponta piso salarial ideal de R$ 8.250 por 20 horas semanais trabalhadas. Na Prefeitura, um médico em início de carreira recebe R$ 1.262,88 pela mesma jornada de trabalho.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes