Sexta-feira, 7 de agosto de 2009, atualizada às 17h53

Aulas da rede municipal começam na quarta-feira

Clecius Campos
Repórter

As aulas da rede municipal de ensino serão retomadas na próxima quarta-feira, dia 12 de agosto. O Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1) tomou a decisão na tarde desta sexta-feira, dia 7. De acordo com o presidente do comitê, Ivander Mattos Vieira, a escolha da data é uma questão de logística. "Será necessário capacitar as escolas para receber os alunos e fazer a distribuição de material informativo em todas elas. Fôlderes, cartazes e máscaras devem chegar aos colégios na próxima segunda-feira, 10."

Neste dia, diretores dos colégios municipais da cidade receberão treinamento sobre como lidar com a doença no ambiente escolar, a partir das 14h, no Centro de Formação do Professor, no Espaço Mascarenhas. Diretores de escolas estaduais e particulares foram convidados para o treinamento, que, para eles, ocorrerá também às 14h do dia 10, na Escola de Governo, na rua Maria Perpétua, 72.

Os alunos da rede estadual retomam as aulas na próxima segunda-feira, dia 10. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), todas as escolas estaduais receberam kits contendo jornais, cartazes-alerta, adesivos de banheiro, cem máscaras e cem pares de luvas. Será ainda aberto crédito especial para caixa escolar das escolas para compra de material complementar, caso necessário. As escolas particulares podem optar por iniciar as aulas na próxima segunda-feira ou acompanhar a rede municipal de ensino

Eventos com mais de 800 pessoas serão suspensos

De acordo com Vieira, na próxima segunda-feira, 10, serão definidos quais os eventos deverão ser suspensos devido à nova gripe. Ele adianta que serão usados os mesmos critérios que levaram à suspensão da Rainbow Fest, da Parada Gay, do Miss Brasil Gay e da Exposição Agropecuária: o número de participantes e o público. "É certo que aglomerações com mais de 800 pessoas, vindas de várias cidades, estados e países diferentes serão evitadas. A medida será tomada para todos os eventos com essas características que acontecerem no mês de agosto. Eventos marcados para a primeira quinzena de setembro devem ficar de sobreaviso."

A Funalfa e a organização do Festival Bandas Novas informam que a segunda semifinal do festival, marcada para este sábado, dia 8, na Praça Antônio Carlos, foi adiada por tempo indeterminado. A Funalfa já avalia também a possibilidade de mudar a data do Festival Nacional de Teatro, programado para iniciar em 31 de agosto.

Número de casos

A Secretaria Municipal de Saúde (SS) contabiliza 21 casos suspeitos da nova gripe, internados. Desses, cinco estão em estado grave. Um deles no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Pronto Socorro (HPS), um no CTI do Hospital Monte Sinal e três no CTI do Hospital João Penido, onde uma mulher de 48 anos apresentou agravamento da doença. Vinte e cinco pessoas esperam pelo resultado dos exames.

O subsecretário de Urgência e Emergência, Cláudio Reiff, informa que o resultado dos exames auxilia o estudo estatístico sobre o crescimento da doença, mas não interfere no tratamento da doença. "Hoje, não estamos tratando os casos como Gripe A ou gripe sazonal. Qualquer pessoa que apresente doença respiratória aguda grave está sendo isolada e medicada."

Reiff acredita que, embora os resultados ainda não tenham sido expedidos pelo laboratório da Fiocruz, há grandes possibilidades de que existam casos confirmados em Juiz de Fora. "Alguns pacientes apresentam sintomatologia e histórico de viagens tão característicos que podem ser clinicamente considerados infectados pelo H1N1."

Ambulatório

O ambulatório referenciado para atendimento de pacientes notificados de H1N1 funcionará no antigo Pronto Socorro, na avenida dos Andradas. O local deve começar a funcionar em 15 dias. "É o tempo necessário para adaptação do espaço."

Os textos foram revisados por Madalena Fernandes