Sexta-feira, 27 de novembro de 2009, atualizada às 15h35

Ações gratuitas de promoção da saúde bucal são oferecidas aos juizforanos

Aline Furtado
Repórter

Com intenção de promover ações voltadas à saúde bucal a serem oferecidas à população, será realizado o Dia da Saúde Bucal, no próximo sábado, 28 de novembro, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com o coordenador de Projetos e Eventos da UFJF, Paulo Soares, a iniciativa, voltada às camadas menos favorecidas da sociedade, tem como objetivos ensinar e prevenir os problemas relacionados à saúde bucal. "Embora o país tenha avançado na prevenção de doenças ligadas à higiene bucal, dados do Ministério da Saúde apontam que a situação de adolescentes, adultos e idosos está entre as piores do mundo. Diante disso, nossa intenção é contribuir para reverter este panorama."

O evento tem início às 9h e prossegue até as 16h. É destinado a pessoas de todas as idades. A programação conta com teatro, palestras, exibição de vídeos, distribuição de livros e kits para higiene bucal, contendo pasta e escova de dente. "Às 8h estaremos abordando as pessoas que fazem caminhada pelo campus, com a realização de mais uma edição do Projeto Caminhada Orientada". Os livros educativos a serem distribuídos serão lançados durante o evento pela coordenadora do Programa Atenção à Saúde Bucal, da Faculdade de Odontologia, Ivone de Oliveira.

O Dia da Saúde Bucal vai oferecer ainda atividades recreativas, como cama elástica, touro mecânico e tênis de mesa. Será montado um escovódromo, onde as crianças receberão informações sobre o modo correto de escovação dentária.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes