Relaxe pés e pernas depois da folia de Momo Alongamento do quadríceps e da panturrilha, além de escalda-pés, são dicas para quem abusou e sente dores e peso

Aline Furtado
Repórter
17/2/2010

Para muitos, o ano só começa depois que terminam as festividades de Momo. Então, não dá para começar o ano, ou retomar as atividades que foram iniciadas no dia 1º de janeiro, de forma cansada, trazendo resquícios do que foi o Carnaval. Os pés e as pernas costumam ser as partes do corpo que mais sofrem nesta época do ano, já que muitos exageram na dose e só percebem as consequências depois que a diversão termina.

Pular, dançar, andar, ficar sobre um salto, tudo isso pode trazer como resultados pés inchados, sola dolorida, panturrilha inchada e pesada. Diante dos excessos, que geralmente são cometidos durante os quatro, ou mais, dias de folia, e de suas consequências, o Portal ACESSA.com preparou dicas para que os males sejam reduzidos e a sensação de relaxamento contribua para isso.

De acordo com o fisioterapeuta Vinício Lazzarini (foto acima), há exercícios simples, que podem ser feitos em casa. "As pessoas não precisam ter qualquer tipo de equipamento para fazer os movimentos indicados. Entretanto, se as dores persistirem por mais de uma semana, o indicado é que um especialista seja procurado. Para estes casos são recomendadas drenagens linfáticas, que auxiliam na oxigenação e, consequentemente, na circulação do sangue."

AlongamentoEntre as dicas de exercícios que podem ser feitos em casa está deitar-se de modo a elevar os pés acima do coração. "O indicado é movimentar os tornozelos para frente e para trás por quinze minutos, além de movimentos circulares com os pés. Estas ações funcionam como uma bomba muscular, auxiliando na drenagem linfática."

Outra dica do profissional são os alongamentos. Para alongar a panturrilha, basta colocar as duas mãos em uma parede, como se estivesse empurrando a mesma (foto ao lado). "O músculo é alongado quando se estica uma das pernas, lançando a mesma para a parte de trás do corpo, enquanto o joelho da outra perna é levemente flexionado. O importante é não levantar o calcanhar do pé que se encontra atrás do corpo. Desta forma o músculo é alongado." O exercício deve ser feito em cada perna por aproximadamente um minuto.

Para alongar o quadríceps, músculo localizado na coxa, Lazzarini ensina a apoiar uma das mãos na parede, enquanto a outra mão segura o pé do mesmo lado (foto abaixo). O exercício deve durar entre trinta segundos e um minuto. "O movimento deve ser feito sem arrancos e, ao final, deve-se ir soltando a perna devagar. Este exercício favorece a circulação do sangue pelas pernas."

Outra dica do fisioterapeuta é o escalda-pés. "Um banho de salmoura, de aproximadamente Alongamentoquinze minutos, é indicado porque ajuda a relaxar." Segundo Lazzarini, o banho de água morna, sal grosso e vinagre só não deve ser feito por pessoas que apresentam problemas vasculares. O ideal, nestes casos, é usar água fria para evitar a dilatação dos vasos sanguíneos.

Ainda com relação ao escalda-pés, a massagista Maria Aparecida Crolman ensina que colocar bolinhas de gude no fundo da bacia onde será realizado o banho auxilia no relaxamento. "É só deslizar os pés delicadamente sobre as bolinhas, isso ajuda a relaxar." A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir os pés.

A massagista lembra ainda que posicionar almofadas debaixo das pernas, mantendo-as mais elevadas que o tronco, auxilia no processo de relaxamento. "As pessoas se desgastam muito durante a folia. São fantasias pesadas, é o calor, existe a tendência de permanecer muito tempo em pé. Tudo isso contribui para a retenção de líquidos." Outra dica de Maria Aparecida para os pés é a utilização de rolinhos para massagem. "Basta sentar e posicionar os pés sobre os rolinhos, girando por aproximadamente quinze minutos.

Prevenindo

Uma das formas de prevenir as dores nas pernas e nos pés depois de muita agitação é o uso de meias elásticas. Mas o fisioterapeuta  faz um alerta. "As meias de alta compressão só devem ser usadas com recomendação de um angiologista."

De acordo com o profissional, não usar salto também ajuda a prevenir dores nas pernas e nos pés. "O ideal é usar tênis de corrida, que contam sistema de amortecimento, evitando sobrecarga nos membros inferiores." No caso de mulheres que estão acostumadas com salto alto, a dica é não descer dele de uma vez. "A mudança na altura do calçado deve ser feita de forma gradativa porque, em casos assim, é comum que o formato dos pés já tenha sido modificado devido ao uso de salto."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes