Coronavírus: Devo fazer exercício físico?


[COLUNISTA_NOME] 3/06/2020

Esse assunto está em foco desde o início da pandemia do Covid. Afinal, devo fazer exercício físico? Quais os benefícios e riscos do exercício físico em relação ao coronavírus?

Muitas pessoas têm recorrido aos exercícios ao ar livre para afastar o pensamento das preocupações e das consequências negativas do confinamento. Acredito que muita gente está "pirando".

Saiba como viver melhor

A prática, entretanto, divide opiniões. Alguns acreditam que fazer exercícios fora de casa é furar o isolamento e acham desnecessário. Outros apostam que a prática pode ser benéfica, desde que as orientações sejam seguidas. O exercício físico vem sendo usado como “válvula de escape” para quem tem se sentido confinado.

Em Juiz de Fora, os locais abertos estão recebendo um número grande de adeptos ao exercício. Enquanto as academias e estúdios estiverem fechados e o isolamento não for obrigatório, esse número vai continuar aumentando.


Benefícios do exercício

O exercício físico não reduz apenas medidas. Ele melhora a capacidade cognitiva, reduz os níveis de ansiedade e estresse e aumenta autoestima. E nessa época é fundamental para ocupar o tempo e gastar energia!

Além disso, o exercício durante essa pandemia do coronavírus libera endorfinas no cérebro. Apesar de ser popularmente conhecida como o hormônio da felicidade, a endorfina e o exercício trazem muitos outros benefícios, como:

  • Melhora da memória
  • Elevação do humor
  • Aumento da disposição física e mental
  • Melhora da concentração
  • Fortalecimento o sistema imunológico
  • Alívio de dores e tensões musculares
  • Melhor qualidade do sono

O que diz a OMS?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem uma orientação específica sobre o assunto. A área do site da organização dedicada ao tema ressalta a importância de se manter ativo durante a pandemia e dá uma série de sugestões de como se exercitar dentro de casa.

O que diz a Associação Brasileira de Academias?

A ACAD tem apresentado uma cartilha de procedimentos de reabertura, garantindo assim a segurança de colaboradores e seus clientes, e impedindo que sejam aprovadas normas que inviabilizem o funcionamento das academias. O material produzido pela ACAD tem base na reabertura já experimentada por outros países e em recomendações da OMS. Caberá ao poder público de cada região avaliar o momento mais adequado para a retomadas das academias.

Afinal, devo fazer exercício físico durante a quarentena? Claro! Já vimos acima os benefícios do exercício.
Temos diversas opções de treinos para serem realizados em casa.

Agora depende apenas de você!