• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Quarta-feira, 16 de junho de 2010, atualizada às16h29

    Campanha de prevenção contra hepatite B e C será realizada no Calçadão

    Carolina Gomes
    Repórter

    No próximo sábado, dia 19 de junho, será realizada a 3ª Campanha Preventiva Contra Hepatite, no Calçadão da Halfeld. No local, médicos do Hospital Universitário (HU) farão testes gratuitos e rápidos para diagnóstico primário das hepatites B e C. Além disso, serão distribuídos panfletos informativos sobre a doença que atinge o fígado.

    Segundo o gastroenterologista Fábio Heleno de Lima Pace, que participa da campanha, nos dois primeiros anos foram realizados testes apenas para hepatite C e que este é o primeiro ano em que serão diagnosticados os casos de hepatite B. "Nosso objetivo principal é descobrir a doença nas formas ainda sem sintomas, para que, detectando no início, haja logo o tratamento".

    De acordo com Pace, o teste aplicado no Calçadão fica pronto em 15 minutos. Após o diagnóstico inicial, os pacientes serão encaminhados para o Centro de Referência em Hepatologia do HU, onde farão novos exames e começarão o tratamento, de forma gratuita. O Centro de Hepatologia foi considerado eferência na Zona da Mata no tratamento de doenças do fígado pela Secretaria Estadual de Saúde.

    Pace afirma que essa campanha é muito importante pois permite que os pacientes sejam identificados. "Existe uma grande parte da população que não tem conhecimentos sobre essas doenças e a iniciativa permite que a informação chegue até elas", declara.

    Casos em Juiz de Fora

    O índice de casos de hepatite B e C em Juiz de Fora acompanha o nacional, que varia entre 1,5% e 2 % para hepatite C e 2% para B. "Nos últimos dois anos de campanha aplicamos o teste em torno de 5 mil pessoas, sendo que 2% dos exames deram positivo para hepatite C. A doença é mais comum do que se imagina", afirma.

    Pace explica que a forma de contágio dos dois casos é através de sangue contaminado, uso de drogas injetáveis, uso de instrumentos de tatuagem e manicure sem esterilização e objetos cortantes contaminados. No caso de hepatite B, o contagio também ocorre através da relação sexual.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.