• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Quinta-feira, 8 de julho de 2010, atualizada às 18h34

    Campanha de vacinação contra gripe sazonal para os idosos termina nesta sexta

    Carolina Gomes
    Repórter

    Sexta-feira, 9 de julho, é o último dia para os idosos se vacinarem contra a gripe sazonal. A campanha, que começou em maio, atingiu até agora cerca de 80% da população acima de 60 anos.

    De acordo com a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde (SS), Maria Hélida de Almeida, os resultados da vacinação ainda não foram avaliados pelo DVEA, mas o índice está bem próximo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 80%.

    "Tivemos alguns entraves, como o atraso da campanha, que deveria ter começado no dia 24 de abril. Mas ainda assim o resultado até agora pode ser considerado satisfatório", ressalta. Além disso, Maria Hélida afirma que alguns idosos não quiseram tomar a vacina sazonal, preferindo a dose contra a H1N1, distribuída a grupo definidos como prioritários pelo MS, nos quais os idosos estavam incluídos.

    A enfermeira destaca ainda a importância da vacinação, uma vez que ela previne contra as doenças respiratórias, que são mais comuns no inverno. "Com a vacinação, o número de internações pode diminuir, já que até uma fratura pode ser causada devido a uma queda por debilidade física ocasionada pela gripe", explica. 

    Para os idosos que ainda não se vacinaram, as doses podem ser encontradas até sexta-feira, 9, em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), das 7h às 11h e das 13h às 17h.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.