• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Segunda-feira, 12 de julho de 2010, atualizada às 18h15

    Vacinação antirrábica tem início na zona rural

    A Campanha de Vacinação Antirrábica terá início na próxima segunda-feira, 19 de julho, na zona rural de Juiz de Fora. A expectativa do setor de Zoonoses do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVEA) é imunizar cinco mil animais, entre cães e gatos, até o dia 30 de julho. Em 2009 a campanha vacinou cerca de 5 mil animais (veja aqui a programação).

    De acordo com a Secretaria de Saúde, desde 1998 não há casos de raiva em cães ou gatos em Juiz de Fora. Porém, ainda há casos da doença em equinos e, principalmente, bovinos na zona rural, onde a população de morcegos é maior. Este fator torna a vacinação importante nestas localidades, já que os morcegos podem transmitir a doença para cães e gatos. A vacina não tem contra-indicação. Cadelas que estão em fase de amamentação também podem ser vacinadas.

    A forma mais comum de transmissão da doença ao homem é no contato com a saliva do animal raivoso, por meio de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras de mucosa ou de pele. A raiva é uma doença infecciosa aguda que acomete mamíferos. O vírus se espalha no organismo, atingindo o sistema nervoso central, passando às glândulas salivares. Em caso de mordidas ou arranhões, o usuário deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar o setor de Soroterapia do Hospital de Pronto Socorro (HPS) Doutor Mozart Geraldo Teixeira, mesmo que a vacinação do animal esteja em dia.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.