Perigos do bronzeamento

Por

O ver?o chegou, ? tempo de ficar bronzeada:
"-Ser??"

Rep?rter Ana Maria Reis
05/01/2001

Quem j? n?o ouviu da tia ou av? o seguinte palpite: "- Fulana, como voc? est? p?lida, vai tomar um sol pra ver se fica com um aspecto melhorzinho". Seja na fam?lia ou nos outdoors, sin?nimo de sa?de ? corpo dourado, bronzeado. Mas, com o tempo, esta luz toda da juventude vai perdendo a for?a, ano ap?s ano. Entenda o porqu?, antes de invejar Feiticeiras e supermodels.

Dica n? 1
Primeiramente, cat?logos de moda vendem sonhos. Voc? acha que Gisele B?ndchen fica horas exposta ? radia??o solar ou enjaulada em uma c?mera de bronzeamento artificial? Nunca! Exposi??o freq?ente e de longa dura??o a raios ultravioleta, al?m de causar tumor de pele, envelhece. Para ficarem lindas, bronzeadas e brilhantes nos editoriais de moda, as manecas t?m a ajuda de maquiagem especial e refletores de est?dio fotogr?fico.

Dica n? 2
Essa hist?ria recente que diz que n?o faz mal fazer uma sess?o de bronzeamento artificial de 6 em 6 meses, s? para aquela ocasi?o especial do baile de formatura ou casamento, tamb?m ? um perigo. A maioria das pessoas que procura o bronzeamento s?o mulheres de fen?tipo mais sens?vel ao c?ncer - de pele e olhos claros. "Ao sentir que em 15 minutos sua pele alcan?a uma tonalidade que em duas semanas na praia ela nunca conseguiu ter, essas mulheres costumam fazer da ocasi?o um h?bito", comenta a dermatologista Shirley Gamonal.

Especialistas est?o ? margem da t?cnica
que virou um grande com?rcio

A dermatologista Shirley Gamonal ? terminantemente contra o bronzeamento artificial (t?cnica que vem invadindo cl?nicas de est?tica e at? sal?es de cabeleireiro!), devido ? falta de padroniza??o das m?quinas e ? inexist?ncia de aparato m?dico-cient?fico no controle da t?cnica. "N?o ? respeitada a padroniza??o de emiss?o de raios ultravioletas dentro das c?meras e some-se a isto a ineficiente vigil?ncia sanit?ria no pa?s. Virou um grande com?rcio, fugindo ao controle de especialistas", argumenta a dermatologista.

De acordo com Shirley Gamonal, ? considerado padr?o as m?quinas emitirem mais de 90% de raios UVA. O raio UVB, do sol de 10 ?s 15 horas, ? respons?vel pelos 2 tipos de c?ncer mais comuns - carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. "Com o tempo de uso, sem manuten??o e controle s?rio, a emiss?o das cabines acaba desregulando", finaliza a dermatologista.

"Sol faz bem sim, 10 minutos ao dia, tempo necess?rio para absor??o de vitamina D e c?lcio", receita Shirley Gamonal. No entanto, ela reconhece a dificuldade de tornar atrativa tal argumenta??o em um pa?s de extens?o litoral gigantesca, repleto de inst?ncias paradis?acas e, muito, muito sol o ano inteiro. Ent?o, para os amantes do corpo dourado a qualquer custo, uma lista de precau?es:

  • Ao aderir ?s t?cnicas de bronzeamento artificial n?o esque?a de usar protetor solar no rosto, labial e ocular (?culos especiais). J? existem m?quinas em que o rosto n?o participa da sess?o.
  • Fica vetado o bronzeamento artificial em cabines para aquele que estiver fazendo uso de antibi?ticos, antinflamat?rios, rem?dios para hipertens?o, pomadas, cremes e lo?es para tratamento de acne.
  • Evite tomar sol no per?odo entre 10 e 15 horas.
  • Cerca de 75% da radia??o solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos. Portanto, proteja as crian?as e estimule os adolescentes a se protegerem.
  • A maioria dos c?nceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. N?o esque?a de proteger os l?bios e orelhas, locais comumente afetados pela doen?a.
  • Na praia ou piscina, use sempre filtro solar com fator de prote??o solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente, pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o ap?s mergulhar ou transpira??o excessiva.
  • Use chap?u e barraca grossas, n?o dispensando o uso de filtro solar pois parte da radia??o ultravioleta reflete-se na areia atingindo a pele.
  • Procure um especialista se existem manchas na sua pele que est?o se modificando, formam cascas na superf?cie, sangram com facilidade, feridas que n?o cicatrizam ou les?es de crescimento progressivo.
  • Fa?a uma visita anual ao dermatologista para avalia??o de sua pele e tratamento de eventuais les?es pr?-malignas.
A palavra de quem vende
A reportagem do JFService visitou um sal?o de beleza em que, no segundo andar, funciona um centro de bronzeamento artificial. Ao querer garantir a qualidade do servi?o, a atendente disse ? rep?rter que "bronzeamento artificial n?o faz qualquer mal ? sa?de" e que, "tendo disponibilidade gen?tica em ter c?ncer de pele, a paciente ir? desenvolver a anomalia tomando ou n?o sol", argumentou.
Campanha de Preven??o
Para evitar que as pessoas abusem das cabines de bronzeamento, a Sociedade Brasileira de Dermatologia j? iniciou uma campanha de conscientiza??o. Os dermatologistas avisam que a exposi??o aos raios ultravioleta emitidos dentro das cabines tamb?m pode causar c?ncer de pele e acelerar o envelhecimento.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, no entanto, a cada ano, 100 mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele, sendo a exposi??o excessiva ao sol, a sua maior causa.

Um dos fundamentos da vendedora, ao defender o bronzeamento artificial, foi o de que a cabine s? emite raios UVA e que, 15 minutos de sess?o equivalem ? 3 horas de sol, do hor?rio de 7h ?s 10h. O que a atendente ignora ? que, os raios ultravioletas do tipo A, quando absorvidos em excesso pela pele, podem causar o melanoma maligno - tipo de c?ncer que freq?entemente envia met?stases para outros ?rg?os

Al?m do bronze, os tumores, o envelhecimento precoce...
Os raios ultravioleta causam tamb?m muta?es no DNA das c?lulas da pele, gerando tumores, sardas e manchas. Tumores de pele podem at? demorar a aparecer, mas na meia-idade os efeitos do sol em excesso ser?o vis?veis.

Apelando para a vaidade das mulheres, faz-se necess?rio frisar que exposi??o prolongada e repetida da pele aos raios ultravioletas causam envelhecimento cut?neo precoce. Eles atingem as fibras col?genas, que d?o sustenta??o ? pele, e as el?sticas, respons?veis pela elasticidade. Com o tempo, essas fibras ficam esgar?adas e a pele vai perdendo o brilho e a firmeza.