Pizza de p?o de f?rma promete conquistar o seu paladar Receita une a "croc?ncia" do p?o de f?rma torrado
com a cremosidade do requeij?o derretido

Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o
30/01/2009

Se a pizza ? propriedade dos italianos, a criatividade ? mesmo coisa do brasileiro. O S? Sabor desta semana ensina uma dica simples, r?pida e que agrada a maioria dos paladares: a pizza de p?o de f?rma. Indicada para os apreciadores da culin?ria italiana que n?o querem se arriscar a fazer a massa da pizza, a receita pode ser feita com ingredientes que encontramos facilmente na geladeira.

O principal deles, o p?o de f?rma, j? n?o serve s? para os r?pidos e pr?ticos mistos quentes. Nesta receita, ele ? a nossa massa, que vai ficar crocante de acordo com o gosto de cada um. Aqui, a pizza vai ganhando formas do tabuleiro, mas o sabor lembra a tradicional pizza portuguesa, conhecida como uma das mais completas.

Os ingredientes extras, como ovo cozido, azeitona e piment?o, podem ser inclu?dos. Mas a proposta desse prato ? ser uma op??o para quem n?o quer gastar muito tempo na cozinha. Tudo vai ser colocado do jeito que saiu da geladeira ou do arm?rio e ser? disposto em camadas. Caso tenha que comprar os ingrediente no supermercado, o valor deve girar em torno de R$ 15.

Para come?ar, unte o tabuleiro, inclusive as laterais internas. O tamanho da f?rma usada nesta receita ? de 35x24 cm. Mas isso vai depender da quantidade de pessoas que forem saborear a sua pizza. Aqui, a receita serve de quatro a seis pessoas com folga.

Foto da pizza de p?o de f?rma Foto da pizza de p?o de f?rma Foto da pizza de p?o de f?rma
Foto da pizza de p?o de f?rma Foto da pizza de p?o de f?rma Foto da pizza de p?o de f?rma

O pr?ximo passo ? dispor as fatias do p?o de f?rma pelo recipiente untado. Caso haja alguma folga, corte o p?o e complete at? cobrir toda a f?rma. Passe uma camada de manteiga no p?o e depois cubra com o presunto. Nove fatias s?o suficientes para cobrir todo o tabuleiro. Por cima do presunto, acrescente o molho de tomate. Nos supermercados, h? op?es de molhos temperados e com peda?os do tomate. S?o uma ?tima pedida para a receita. Voc? pode tamb?m fazer o molho caseiro e temper?-lo ao seu gosto.

Agora a receita est? ganhando uma cara de pizza. Para completar, coloque os tomates e as cebolas cortadas em rodela. Os pr?ximos ingredientes d?o ind?cios de que a pizza realmente se parece com uma portuguesa. O milho e a ervilha devem ser bem distribu?dos no recipiente. No mercado, ? poss?vel encontrar os dois gr?os em uma mesma lata.

Chegou a hora do ingrediente que vai dar um toque todo especial a nossa pizza: o requeij?o. Ap?s levarmos a pizza ao forno, o p?o de f?rma vai ficar crocante e o requeij?o vai derreter e se espalhar entre os outros ingredientes. Esse contraste ? um dos segredos do prato. Para terminar esta etapa, salpique um pouco de or?gano e cubra a pizza com uma camada de mussarela.

Foto da pizza de p?o de f?rma Foto da pizza de p?o de f?rma Foto da pizza de p?o de f?rma

Nesta receita, a sugest?o ? fechar a pizza. Para isso, repita o primeiro passo, quando colocamos as fatias de p?o de f?rma no tabuleiro. Neste caso, cubra tamb?m os poss?veis buracos, cortando pequenos peda?os do p?o. Antes de ir ao forno, passe mais um pouco de manteiga na parte superior do p?o. Ela vai ajudar a deixar a camada crocante e vai dar um sabor especial. Encerre regando a superf?cie com azeite e salpique um pouco mais de or?gano.

Leve ao forno pr?-aquecido por, aproximadamente, 20 minutos. Mas fique de olho para n?o passar do ponto. Quando voc? perceber que o p?o de f?rma j? est? crocante, ? hora de retirar a pizza do forno. Para facilitar, corte os peda?os da pizza do tamanho de cada fatia do p?o de f?rma. Agora ? s? servir e esperar pelos elogios.

Foto da pizza de p?o de f?rma Foto da pizza de p?o de f?rma Foto da pizza de p?o de f?rma

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.