Segunda-feira, 25 de outubro de 2010, atualizada às 18h03

Profissionais orientam sobre a psoríase

Da redação

Nesta terça-feira, 26 de outubro, as pessoas que estiverem na unidade Dom Bosco do Hospital Universitário (HU/UFJF) receberão orientações sobre a psoríase. A ação integra a campanha sobre o Dia Mundial da Psoríase, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Das 9h às 12h, os profissionais irão distribuir folhetos com explicações sobre as formas existentes da doença e esclarecer dúvidas da população.

O objetivo da campanha é desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida dos doentes, através da orientação da sociedade. Além disso, há necessidade de esclarecer sobre a identificação da doença, quais são os tratamentos, como as pessoas podem conviver com a moléstia, além de ajudar a reduzir o preconceito, ao explicar que a doença não é contagiosa. O lema deste ano é Solidariedade contagia. Psoríase não.

A doença

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. O estresse e a ansiedade são
 os fatores que desencadeiam ou agravam a doença, que acomete de 2% a 3% da população.

É fundamental usar diariamente hidratantes ou substâncias que ajudem a manter a pele com menos escamas e, ainda, evitar a manipulação frequente das lesões e não usar medicações que possam piorar o quadro da doença. O fumo, o álcool, a obesidade, o diabetes e a hipertensão arterial também são fatores de piora da psoríase.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken