Novo Centro de Especialidades Odontológicas é inaugurado em JFEspaço vai atender cerca de 3 mil pacientes por mês no PAM Marechal. As instalações contam com 14 consultórios para as especialidades odontológicas

Jorge Júnior
Repórter
22/2/2011
Unidade

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, o  Centro de Especialidades Odontológicas (CEO/Centro) Luiz Eugênio Godinho Delgado - unidade odontológica regional da Prefeitura de Juiz de Fora. O espaço vai funcionar a partir desta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, nos 5º e 6º andares do Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, e está programado para atender cerca de três mil pacientes ao mês.

O departamento conta com 14 consultórios, sendo cinco deles para as especialidades odontológicas: cirurgia oral menor (extração de sisos, pequenos tumores, extrações múltiplas), periodontia (tratamento de gengiva), endodontia (tratamento de canal), diagnóstico e odontopediatria. Os demais consultórios vão oferecer tratamentos menos complexos, como limpezas, extrações simples e obturações. Além disso, o local dispõe de setor de raio-x, atendendo a toda demanda das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), além de espaço para funcionar a parte administrativa.

Atendimento

De acordo com a chefe do Departamento de Saúde Bucal, Maria Aparecida Martins Baêta Guimarães, o setor vai atender os moradores da região central e dos bairros Progresso, Marumbi, Jardim da Lua, Bairro de Lourdes, Linhares, Manoel Honório e Santa Rita (ver mapas). Além desses locais, o CEO/Centro vai dar atenção à população dos municípios da microrregião de Chácara, Coronel Pacheco, Piau e Rio Novo. O CEO/Centro é uma das três unidades que compõem a rede de atenção à saúde bucal no município, além da Norte e Oeste.

Os moradores do Centro que necessitarem de atendimento deverão procurar o Instituto de Clínicas Especializadas (ICE), na rua Espírito Santo 1.023. A população das demais localidades deve fazer as marcações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do próprio bairro.

Unidade Unidade
Investimento

Para as obras, foram utilizados mais de R$ 253 milhões provenientes do Ministério da Saúde, que disponibilizou, ainda, verba para a compra de equipamentos. O secretário de Saúde, Cláudio Reiff, acredita que o empreendimento é motivo de comemoração. "A inauguração é de primeiro nível. Esta é a quinta unidade de saúde que estamos construindo."

O prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, disse que o investimento é uma conquista da população de Juiz de Fora e, também, para os trabalhadores da área de saúde. A perspectiva é de que, com novos consultórios, os atendimentos sejam ampliados em até 100% ao longo do ano.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken