Sábado, 30 de abril de 2011, atualizada às 13h20

Dia D contra a gripe é comemorado em Juiz de Fora

Aline Furtado
Repórter
Vacinação contra a gripe

O Dia D de vacinação contra a gripe foi comemorado neste sábado, 30 de abril, em Juiz de Fora, seguindo a campanha contra o vírus Influenza e a gripe comum, que vem sendo realizada em todo o país.

A aplicação das vacinas, que este ano tem como foco os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as crianças de seis meses a dois anos incompletos, os indígenas, os profissionais da saúde e as gestantes, teve início na última segunda-feira, dia 25, e prossegue até o dia 13 de maio.

No caso das crianças, são aplicadas duas doses em um intervalo equivalente a 30 dias. A vacina só é contraindicada a quem apresenta alergia a ovo.

Em Juiz de Fora, aproximadamente 81,1 mil pessoas fazem parte dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde (MS) como prioritários e deverão ser imunizadas. Este é o caso da aposentada Leila Arbache, 71 anos. "Tenho tomado a vacina todo ano, afinal, qualquer quadro de pneumonia pode causar a morte quando se tem a minha idade. Por isso, aproveitei o Dia D e vim me imunizar, além de cuidar da alimentação, incluindo a ingestão de vitaminas."

O Dia D teve início às 8h e prossegue até as 17h. Até o dia 13 de maio, quando termina a campanha, as doses serão aplicadas nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) e no PAM-Marechal, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken