Quarta-feira, 18 de maio de 2011, atualizada às 19h38

Infiltração na Uaps do bairro Furtado de Menezes atrapalha atendimento odontológico

Jorge Júnior
Repórter

A Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do bairro Furtado de Menezes, Zona Leste, está com duas salas de odontologia interditadas por problemas de infiltração. De acordo com o diretor do Sindicato dos Odontologistas, Fernando Farineli, que presta atendimento na unidade, as irregularidades foram identificados ainda na administração do último prefeito, Alberto Bejani. "As salas estão interditadas porque o telhado tem infiltração e o forro de gesso caiu, há mais de um ano. O consultório dentário está funcionando, mas parte do gesso foi ao chão, na mesma época. A Defesa Civil esteve lá e um engenheiro também avaliou a situação."

Farineli afirma que uma das salas que está atualmente interditada seria destinada ao atendimento odontológico, mas com a queda do gesso, nunca começou a operar. "Na última negociação, cobramos do Vitor Valverde [secretário de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura] a reforma da UBS. Ele disse que a Prefeitura está vendendo terrenos e que o valor das vendas será destinado para a reforma das UBS. Estamos aguardando."

O secretário-executivo do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Ramos, reafirma que as infiltrações foram constatadas na administração do último prefeito, mas os departamentos responsáveis ainda não solucionaram o problema. "O problema está la desde quando a UBS foi reformada." Segundo o conselheiro, outras partes da unidade também estão precárias.

Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, a gerente da unidade, Marina Grossi, solicitou à Defesa Civil que fizesse a fiscalização do local. Os técnicos constataram que os problemas são graves, mas não são urgentes, por esse motivo foi feita a interdição do departamento. O setor informou que o pedido para reforma do posto foi enviado ao secretário de Saúde, Cláudio Reiff, que deverá tomar as devidas providências. Após essa solicitação, o pedido de reforma da Uaps, vai entrar na lista de espera para realização das obras.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken