Sexta-feira, 20 de maio de 2011, atualizada às 17h40

Vacinação contra gripe prossegue até 27 de maio

Aline Furtado
Repórter
Vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe, que seria encerrada nesta sexta-feira, 20 de maio, foi adiada para a próxima sexta-feira, dia 27. Com isso, esta é a segunda vez que a vacinação é prorrogada.

Na cidade, 68,74% das 9.240 crianças entre seis meses e menores de dois anos foram imunizadas. Já as gestantes, também público-alvo da campanha de imunização, de um total de 6.678, 34,4% foram imunizadas. A população com mais 60 anos, que chega a um total de 65.911 pessoas em Juiz de Fora, teve parcela igual a 65,6% imunizada.

Diante dos números, é possível afirmar que a cidade não conseguiu atingir a meta definida pelo Ministério da Saúde (MS), que é imunizar 80% dos grupos. Apenas no caso dos profissionais da saúde, o índice foi atingido, com percentual equivalente a 89,85%. De forma geral, apenas 66,57% do público-alvo, o equivalente a 88 mil indivíduos, compareceram aos postos de saúde para receber a dose da vacina que protege contra a gripe A e contra a gripe comum.

"É importante que as pessoas procurem os postos de aplicação, afinal estamos no outono, mas com dias típicos de inverno, quando as pessoas estão mais propensas a contrair gripes e resfriados. O vírus já está circulando no ar", alerta a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde (SS), Marcilene Costa. Ela reforça a importância das gestantes, que é o grupo com o menor índice de imunização, se vacinarem.

"Este foi o grupo mais atingido pela pandemia de gripe A no ano de 2009, quando foram registrados, inclusive, vários óbitos." Marcilene esclarece, ainda, que não há qualquer perigo em receber a dose, já que a vacina é composta por vírus mortos, não atingindo nem o bebê, no caso das gestantes.

As doses estão disponíveis no PAM Marechal, entre 9h e 18h, e em todas as unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) das 7h às 10h30 e das 13h às 16h; no Departamento de Saúde da Criança e Adolescente (DSCA - Rua Espírito Santo 1.023) das 8h às 12h e das 13h às 17h; e na Policlínica de Benfica, das 7h30 às 12h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira. Além disso, equipes volantes farão aplicações da dose em diversas regiões da cidade.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken