Quinta-feira, 4 de agosto de 2011, atualizada às 17h42

Segunda etapa da vacinação contra poliomielite começa na segunda-feira

Da Redação
Foto de vacinação

A segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite começa na próxima segunda-feira, 8 de agosto, em Juiz de Fora. Nesta etapa, a meta da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora é imunizar 30.082 crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A campanha segue até 19 de agosto, com disponibilização de doses em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), na Policlínica de Benfica e no PAM Marechal.

Também na segunda-feira, serão iniciadas as ações das equipes volantes, que fazem trabalho itinerante, percorrendo diversos pontos da cidade, aplicando a vacina. A programação das equipes será definida a partir desta sexta-feira, 5. Além disso, haverá o Dia "D" da vacinação, marcado para o sábado, 13, quando os profissionais da saúde estarão em diversos locais do município, disponibilizando a vacina, das 8h às 17h, sem interrupção. O objetivo da campanha é manter a erradicação da poliomielite.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Veja horários e locais de aplicação da vacina
  • Nas Uaps, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30;
  • No DSCA, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
  • Na Policlínica de Benfica, das 8h às 11h e das 13h às 16h;
  • No PAM Marechal, das 9h às 17h, sem interrupção.

A exceção é quinta-feira, quando o expediente nas Uaps é finalizado às 15h, devido ao curso de educação permanente que os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) participam toda semana.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.