Educação de Jovens e Adultos

Por



Educa??o de Jovens e Adultos A possibilidade de retomar estudos abandonados ou nem iniciados
? aproveitada por mais de 10 mil pessoas em Juiz de Fora

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
01/03/2007

Uma escola de vida. O ensino de jovens e adultos em Juiz de Fora tem sido uma experi?ncia marcante para professores, funcion?rios e alunos. A dedica??o e empenho de quem est? afastado das salas de aula h? v?rios anos mostra como ? poss?vel descobrir novos mundos depois de tanto tempo.

Andr? Miranda havia abandonado os estudos h? 23 anos, estudando somente at? a 2? s?rie do Ensino M?dio. Depois de todo esse tempo viu na Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) uma possibilidade de cursar o 3? ano. "Como estava h? muito tempo sem estudar, decidi come?ar o Ensino M?dio outra vez. Quando estava terminando, recebi o incentivo da minha fam?lia para fazer o vestibular". O resultado: Andr? hoje est? no 5? ano do curso de Administra??o.

A proposta de ensino na EJA ? diferenciada do Ensino Regular. "A maioria dos alunos trabalha, cuida da fam?lia e tem outras responsabilidades. O ensino nesses casos tem que ser muito bem pensado", afirma a chefe do Departamento de Educa??o de Jovens e Adultos da Secretaria de Educa??o da prefeitura de Juiz de Fora, Suely Cardoso.

As escolas p?blicas municipais possuem cerca de 10 mil jovens e adultos matriculados, al?m de cerca de cinco mil que freq?entam os cursos semi-presenciais. "Os cursos semi-presenciais s?o importantes, principalmente, para quem trabalha em sistema de escala, e n?o tem como ir diariamente ? escola", explica Suely.

Os alunos v?o desde empregados buscando uma ascens?o na empresa onde trabalham ou disputando uma vaga em concurso p?blico at? idosos aprendendo a ler e escrever. Suely afirma que "a grande demanda na EJA ? no ensino m?dio, mas existem v?rios projetos para a educa??o e a alfabetiza??o de idosos. Essa descoberta por parte deles ? incr?vel".

Mais do que o ensino em si

A possibilidade de encontrar trabalhadores, donas-de-casa e pais de fam?lia em uma mesma sala de aula ? enriquecedora. Para Messias de Oliveira Dias, coordenador de um curso de Educa??o de Jovens e Adultos, o ambiente se torna uma escola de vida.

"O carinho com os colegas de classe e o crescimento interno de cada um ? uma conquista dos alunos. A experi?ncia de vida de cada um deles enriquece e contribui em sala de aula. A gente acaba aprendendo muito mais do que f?rmulas ou regras gramaticais", conta.

Seja para crescer profissionalmente, entrar para a faculdade ou aprender a ler. Quem trabalha com Educa??o de Jovens e Adultos tem certeza: nunca ? tarde para recome?ar.

*Renato Costa ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora