Segunda-feira, 16 de janeiro de 2012, atualizada às 18h

Mulheres com sobrepeso participarão de pesquisa com farinha de banana em Viçosa

Jorge Júnior
Repórter
banana

O Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) está recrutando mulheres entre 20 e 45 anos, com sobrepeso, para participarem do projeto Farinha de Banana Verde, da disciplina de mestrado Nutrição nas alterações endócrinas e metabólicas.

Segundo a médica e aluna do mestrado, Raquel Cristina Lopes Coelho, a proposta é comprovar se realmente a farinha de banana verde diminui o percentual de gordura e aumenta a massa magra; se a fruta evita o aumento de glicose no nosso sangue e como consequência, o diabetes, além de proteger contra o câncer. "O projeto tem o objetivo de investigar a perda de peso e outras melhorias na saúde, a partir do consumo da farinha de banana verde durante 45 dias", explica.

Para participar, as interessadas não podem fazer uso de medicamentos (exceto anticoncepcionais orais) e não devem possuir doenças da tireoide e nem diabetes, hipertensão e dislipidemias (presença de níveis elevados ou anormais de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue). "Além disso, mulheres em fase de amamentação e grávidas também não podem participar, porque fica difícil avaliar o processo da farinha", diz Raquel.

As interessadas que não residem no município de Viçosa devem ter disponibilidade de ir até à cidade, pelo menos, duas vezes durante o processo. "É realizada uma entrevista com as candidatas, para que sejam avaliadas as condições físicas. A voluntária deverá estar em jejum para fazer o exame de sangue."

Logo no final do tratamento, os pesquisadores vão realizar novamente as avaliações físicas, para medirem o resultado do procedimento. "A pessoa, logo após a primeira avaliação, já começará a utilizar a farinha. No total, o procedimento deverá durar cerca de dois meses." As voluntárias receberão a farinha gratuitamente. As interessadas em participar podem entrar em contato pelos telefones: Sandra: (31) 8849-4862; Raquel (31) 8879-2910 e Mário Flávio: (31) 3899-3388 ou pelo e-mail raquel.a@ufv.br.

ACESSA.com - Mulheres com sobrepeso participar?o de pesquisa com farinha de banana