• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Cuidados na hora da maquiagem evitam problemas nos olhos Materiais usados no make-up de Carnaval podem causar coceira, irritação e até mesmo arranhar o cristalino

    Aline Furtado
    Repórter
    17/2/2012
    Maquiagem

    No Carnaval, é normal que as pessoas, principalmente as mulheres, optem por uma maquiagem mais carregada de cores, além do uso de materiais que não são usados nos looks do dia a dia. A intenção, na maioria dos casos, é destacar boca, olhos e maçãs do rosto com muita cor e brilho.

    Para atingir uma produção bonita e que se destaque, as pessoas utilizam, além da maquiagem tradicional, produtos como purpurina e glitter. Nesses casos, é importante ficar atento a cuidados, a fim de que os olhos não fiquem feridos devido à maquiagem, o que, de acordo com o oftalmologista Renato Neves, é mais comum do que se imagina.

    Um dos problemas que pode ser acarretado é o arranhão do cristalino, que funciona como lente dos olhos. Isso pode ocorrer devido a sombras purpurinadas ou glitter. "Além do ato de arranhar, pode ocorrer de os materiais se alojarem nas pálpebras, o que causa irritação", aponta o médico. Além das sombras, outro item muito usado nas maquiagens é o rímel, que, se não for aplicado da forma correta, também pode arranhar a vista. O excesso de uso de lápis na região dos olhos, principalmente na parte interna das pálpebras, pode obstruir as glândulas sebáceas, prejudicando a qualidade da lágrima e causando sintomas de disfunção lacrimal, o que é conhecido como Síndrome do Olho Seco.

    Segundo Neves, o ideal, quando houver arranhão do cristalino ou irritação das vistas, é procurar atendimento médico oftalmológico. Antes ainda do atendimento pelo especialista, o médico lembra que, quando a pessoa que estiver se maquiando sentir que os olhos começaram a arder, causando dificuldade para enxergar, o ideal é lavar os olhos com água fria, o que ajuda a aliviar os sintomas.

    "Se persistir ou mesmo se o quadro se agravar, nunca espere para resolver o problema sozinho ou deixe para procurar ajuda depois do Carnaval, já que pode ser desencadeado um quadro mais grave, o que irá demandar tratamento mais demorado." Outro ponto importante é não compartilhar cosméticos, já que a maquiagem pode ser fonte de transmissão de doenças oculares, como a conjuntivite bacteriana ou a viral. Caso a pessoa esteja com conjuntivite é necessário evitar o uso dos produtos nos olhos, até que a doença seja curada.

    Cuidados para quem usa lentes de contato

    Quem usa lentes de contato deve evitar o lápis de olho na região interna das pálpebras, já que os resíduos da maquiagem acabam sendo depositados na lente. A dica, nesse caso, é colocar as lentes antes de se maquiar e tirá-las antes de remover a maquiagem, também para evitar que os resíduos se depositem nas lentes.

    Nunca durma com maquiagem

    Uma dica importante é sempre remover a maquiagem após o evento para o qual ela foi feita, não dormindo com a make. A retirada pode ser feita com água morna e xampu neutro, além de ser indicado o uso de demaquilantes. "Dormir com a maquiagem pode causar coceiras, reações alérgicas, conjuntivite, além de outras irritações."

    Cuidados com xampus e sprays

    É importante que as pessoas estejam atentas, ainda, a produtos como xampus e sprays, mesmo os que trazem a informação de que são dermatologicamente testados.  "Xampus e sprays para cabelos exigem cuidados porque podem provocar inflamações. A conjuntivite tóxica, por exemplo, costuma ser causada por xampus que escorrem pelo rosto e penetram nos olhos. Já a conjuntivite química é provocada por cremes que, espalhados ao redor dos olhos sem precaução, acabam afetando a retina e provocando ardor, irritação, vermelhidão e sensação de ter areia nos olhos."

    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.