Sexta-feira, 6 de julho de 2012, atualizada às 15h30

Novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial no Santa Helena terão assistência 24h

Da Redação
Inauguração Caps AD III

Foram inauguradas na noite da última quinta-feira, 5 de junho, as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas (Caps AD III) na rua Silva Jardim 430, bairro Santa Helena. De acordo com a assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora, além do novo espaço, os usuários vão contar com assistência 24 horas no local, a partir do dia 15 de julho.

Na ocasião, a secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro, destacou a importância do trabalho realizado pela Subsecretaria de Redes Assistenciais e Departamento de Saúde Mental (DSME) na entrega de um local com ambiente de trabalho que oferece mais conforto e adequação às determinações da Vigilância Sanitária.

O Caps AD III será estruturado por duas enfermarias femininas, três enfermarias masculinas, quatro poltronas leito, oito leitos para realizar intervenções em situações de crise (abstinência e/ou desintoxicação sem intercorrência clínica grave e comorbidades) e, também, repouso e/ou observação. A equipe será formada por dois médicos, dois enfermeiros, um psicólogo, um assistente social, um terapeuta ocupacional, um pedagogo, quatro técnicos de enfermagem, e quatro profissionais de nível médio para atividades administrativas, educacionais e artesanais.

Entre os objetivos do novo serviço estão promover a inserção do paciente na sociedade através de oficinas terapêuticas e trabalhos internos e externos, como atividades esportivas; assistir o paciente 24 horas no Caps, sem que haja a necessidade de interná-lo em hospitais; auxiliar no processo de desintoxicação; auxiliar na inserção do paciente no mercado de trabalho e oferecer atendimento médico e psicológico.

O Caps AD III funcionava na rua Machado Sobrinho 195, no bairro Alto dos Passos, e configurava como Caps AD II. A partir da próxima segunda-feira, 9, os atendimentos no novo espaço vão acontecer das 8h às 18h, em dias úteis e, daqui a 15 dias, serão 24 horas. Haverá o serviço de hospitalidade noturna, das 18h às 8h e hospitalidade nos finais de semana e feriados, também 24h.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Novas instala?es do Centro Psicossocial no Santa Helena ser?o 24h