• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Sábado, 28 de julho de 2012, atualizada às 12h

    Juiz de Fora realiza ações no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites

    Andréa Moreira
    Repórter
    Dia Mundial Contra as Hepatites Virais

    O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado neste sábado, 28 de julho. Com isso, várias mobilizações estão sendo realizadas em todo o país, e em Juiz de Fora não é diferente. Até às 15h deste sábado, quem passar pelo Pam Marechal, no Centro da cidade, poderá se vacinar contra a hepatite B e contra o tétano. No local também foi montado um salão de manicure, com cinco profissionais, responsáveis por destacar os cuidados básicos para a prevenção da hepatite B. As pessoas ainda recebem um kit manicure com lixa, pau de laranjeira, alicate e esmalte.

    De acordo com o superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Cláudio Reis, entre 1% e 1,5% da população pode estar contaminada com alguma hepatite viral. "Com base nestes números, podemos avaliar que Juiz de Fora registra mais ou menos 6 mil casos de hepatite B ou C. E, no âmbito regional, esses números podem chegar a 10 mil a 12 mil." O superintendente esclarece, ainda, que a hepatite é uma doença silenciosa e, em muitos casos, pode levar à morte. "A hepatite C tira mais vidas que a Aids. Em cinco anos, a doença pode causar um câncer de fígado ou uma cirrose. No caso da hepatite B, nós dispomos da vacina. Já na hepatite C, temos que nos prevenir tomando alguns cuidados básicos, pois ela transmitida, como a B, pelas secreções e pelo sexo sem proteção."

    O público-alvo da vacina contra a hepatite B são as pessoas até 29 anos de idade e também gestantes; trabalhadores da área de saúde; portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs); bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários; coletores de lixo; doadores de sangue; lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; manicures, pedicures e podólogos; profissionais do sexo; usuários de drogas; e caminhoneiros.

    Para Grazielen Fortes, de 21 anos, campanhas assim estimulam as pessoas a se preeinirem. "Ações como essa são muito importantes pois, além de recebermos a dose contra a hepatite, também nos informamos sobre as formas de prevenir." Até às 11h30 deste sábado mais de 60 pessoas já haviam se vacinado contra a hepatite B. Já a antitetânica havia sido aplicada em mais de 20 pessoas. O Pam Marechal funciona na rua Marechal Deodoro, 496, Centro.

    Os textos são revisados por Mariana Benicá


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.