Terça-feira, 24 de novembro de 2015, atualizada às 18h07

Comércio alimenta esperança com chegada do 13º salário

Lucas Soares
Repórter

A chegada do 13º salário, cuja a primeira parcela é paga no último dia útil de novembro, na maioria das empresas do Brasil, é muito bem recebida por parte dos trabalhadores, já que o dinheiro extra é usado para ajustar a vida financeira. Em 2015, com a proximidade da Black Friday, os comerciantes locais têm muita esperança de vender mais em função desta data.

De acordo com o superintendente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), Sérgio Costa de Paula, tradicionalmente, o 13º salário não é revertido no comércio. "A via de regra é a pessoa pagar dívidas com o 13º e depois, fazer novos negócios. A ingestão do 13º é oportuna. O consumidor quer pagar essas contas e o comércio fica na expectativa de vender. Acho que vai ser bom, já que é uma ingestão de dinheiro que nós precisamos", explica.

A expectativa dos comerciantes de Juiz de Fora segue a linha de pensamento do sindicato. O gerente de uma loja de roupas na rua São João, André Bruzaca, explica que o movimento já deveria ser melhor nessa época do ano. "Esperávamos mais. O proprietário vai fazer uma promoção na Black Friday, ver se movimenta mais. Em relação ao 13º, a expectativa nossa é de que a pessoa gaste esse dinheiro, se não agora, para o Natal", afirma.

Quem partilha da mesma opinião é a gerente de um estabelecimento de jóias e bijuterias no Centro da cidade, Ana Paula Dias. "Para agora, o 13º nos ajudaria se alguém resolver antecipar as compras do Natal. Normalmente, as vendas ficam mais para a segunda quinzena de dezembro", comenta.

Pé-atrás

Apesar da boa expectativa do comércio, quem está na expectativa pela renda extra não pretende gastar o dinheiro com compras, pelo menos em um primeiro momento. O segurança José Henrique Costa comenta seus planos. "Vou colocar as contas em dia e poupar o restante. A crise está aí, não sabemos o que vai acontecer e é bom ter um dinheiro extra", afirma.

ACESSA.com - Com?rcio n?o alimenta esperan?a com chegada do 13? sal?rio