Sexta-feira, 31 de agosto de 2012, atualizada às 09h

Campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos ocorre neste sábado

Da Redação
Vacinação antirábica

A campanha de vacinação antirrábica na zona urbana, em cães e gatos, ocorre neste sábado, 1º de setembro. Para quem deseja imunizar seus animais de estimação, a ação ocorre das 8h às 16h, em 106 postos de vacinação, que serão estruturados em pontos estratégicos da cidade (veja aqui os locais de vacinação).

Segundo a assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora, a expectativa é imunizar 60 mil animais, entre cães e gatos com idade acima de três meses. A campanha, que começou na zona rural do município, em julho deste ano, imunizou 5,2 mil cães e gatos, em 20 localidades. Nenhuma reação adversa à vacina foi notificada. 

A raiva

A raiva é transmitida ao homem pelo contato com a saliva do animal raivoso, por meio de mordeduras, arranhadas ou lambeduras de mucosa ou de pele. A vacina não tem contraindicação e não há registros de reações adversas graves. Inclusive, cadelas que estão em fase de amamentação podem ser vacinadas.

A doença é causada por um vírus que se propaga no organismo, atingindo o sistema nervoso central, passando às glândulas salivares. Em Juiz de Fora, o tratamento profilático é realizado no setor de Soroterapia do Hospital de Pronto Socorro (HPS) Doutor Mozart Geraldo Teixeira.

Em caso de mordidas ou arranhões, o usuário deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar o HPS, mesmo que a vacinação do animal esteja em dia.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.