UPA Norte começa a funcionar nesta terça-feira

Unidade irá funcionar 24 horas e deve atender cerca de 200 mil habitantes, com serviços de média e baixa complexidade


Da Redação
1º/10/2012
UPA Norte

A Unidade de Pronto Atendimento da Região Norte (UPA Norte) começa a atender a população nesta terça-feira, 2 de outubro, a partir das 7h. A nova unidade irá realizar os atendimentos de urgência e emergência, que até esta segunda-feira, 1º, eram prestados pela Policlínica de Benfica.

A UPA Norte irá funcionar 24 horas e deve atender cerca de 200 mil habitantes de Juiz de Fora. O valor total investido na obra e compra de equipamentos para a UPA Norte é da ordem de R$ 7.691.055,39, sendo R$ 2,6 milhões disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS), 4,1 milhões da Prefeitura de Juiz de Fora e o restante do Governo de Minas.

Informações da assessoria da Secretaria de Saúde destacam que a UPA Norte prestará assistência com ênfase nos atendimentos de urgência e emergência, realizando procedimentos de baixa e média complexidade. O quadro de assistência contará com sete médicos plantonistas que irão prestar serviços de clínica, pediatria, cirurgia e traumato-ortopedia, além de um médico diarista.

A estrutura geral da unidade disponibiliza 24 leitos, sendo cinco de urgência, cinco semi-intensivos, nove de observação para adulto e cinco leitos de observação pediátrica. A Upa Norte inclui também uma sala de classificação de risco, onde ocorrerão as triagens dos pacientes por meio do Protocolo de Manchester; seis consultórios médicos; uma sala de sutura e curativo; e uma sala de gesso. Os equipamentos de suporte à vida incluem cinco aparelhos cardioversores/desfibriladores, dois respiradores de transporte, cinco respiradores, 12 monitores cardíacos e cinco monitores multiparâmetros.

A assessoria da Secretaria de Saúde ressalta que a assistência em Atenção Primária à Saúde (APS) vai continuar sendo disponibilizada na Policlínica de Benfica, entre 7h e 11h e das 13h às 17h. Já a UPA Norte, localizada na avenida Presidente Juscelino Kubitschek, nº 6.145, Benfica, irá funcionar 24 horas.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.