• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Aulas de zumba aliam diversão à rápida perda de peso

    Criada em 2001, a prática vem atraindo adeptos no mundo inteiro. O estilo é baseado em passos de dança e mistura ritmos latinos com funk, axé e hip-hop

    Nathália Carvalho
    Repórter
    8/12/2012

    Dançar, se soltar, se divertir, se exercitar e, no final das contas, ainda perder muitas calorias. Ideal para homens e mulheres que têm preguiça de esteiras e bicicletas, as aulas de ginástica que envolvem movimentos de dança têm sido uma opção cada vez mais procurada, como é caso da Zumba, recente atividade no Brasil. Para os adeptos, o esforço de acompanhar a sequência de movimentos é compensado nos minutos prazerosos de melhora física. Para os profissionais, a recomendação é total: "Qualquer pessoa pode fazer a aula. Faz bem para a saúde, faz bem para quem quer fazer atividade física se divertindo", garante o professor de educação física especializado na aula, Deimerson Frazão.

    Criada em 2001 por um colombiano que treinou a cantora Shakira, a zumba é um estilo que mistura um treinamento de resistência baseado em vários ritmos latinos, como salsa, merengue, cumbia, quebradita, kuduru, cha cha, calypso e reggaeton, aliados aos velhos conhecidos dos brasileiros, como funk, axé e hip-hop. "O estilo chegou ao Brasil há cerca de dois anos e meio, mas já é sucesso em 127 países", conta o professor. E não é à toa que, atualmente, o mix já é marca patenteada e virou até jogo de videogames.

    Segundo Frazão, para ser professor da prática, é necessário licenciamento e realização de um curso. Em Juiz de Fora, a modalidade é oferecida por diversas academias. "Atualmente, virei professor exclusivo de zumba e dou aula em três lugares diferentes, tamanha a popularidade da prática", conta Frazão. Veja vídeo acima de um trecho da aula.

    Aula de zumba Aula de zumba

    As aulas

    A aula de zumba é toda baseada em movimentos de dança, com passos fáceis e bem agradáveis de serem executados. Segundo Frazão, não é repassada coreografia durante as aulas, o que direciona toda a preocupação dos alunos apenas para os movimentos. "Não é uma aula, é uma festa. Ninguém tem que se preocupar com a atmosfera, apenas sentir os passos, que são bem tranquilos. Isso faz com que ninguém fique parado tentando acompanhar o professor, o que gera mais gasto energético e muito cansaço", garante.

    Segundo ele, o estilo trabalha o corpo como um todo, com aumento do despendimento energético a cada música. "Fazemos a aula intercalada, com uma forte aceleração cardíaca até atingir um pico, seguida de uma estabilização e assim por diante." Frazão explica que, normalmente, as aulas duram em torno de 30 minutos a uma hora, e são indicadas a todo tipo de pessoa. "A aula é muito boa! Comecei a malhar há um tempo, mas não gosto de fazer musculação e aeróbico. A alternativa que encontrei foi participar das aulas de dança e zumba, principalmente", explica a atendente de telemarketing Priscila Borges, de 27 anos.

    Para ela, o grande diferencial da zumba é o rápido resultado sentido em poucos meses de aula. "É um estilo muito divertido, com passos diferenciados e, depois que comecei a fazer, percebi que perdi peso com muita rapidez", garante. Também adepta da zumba, a gestora da Receita Estadual Roberta Andrade, de 29 anos, afirma que "tem dia que nem dá para dançar, de tão cheia que fica a sala". Segundo ela, a curiosidade veio de conhecer as aulas que despendem alto valor energético de forma divertida. "É muito fácil de acompanhar e isso deixa a gente mais animada", conta.

    Benefícios

    Além do intenso gasto energético despendido durante as aulas, que pode chegar a 450 calorias em uma hora, o professor também destaca diversos outros benefícios, como a melhora na coordenação motora, equilíbrio, postura, ritmo e flexibilidade. Além disso, exercitar-se na zumba tonifica os músculos, ajuda a controlar a pressão arterial, melhora a disposição e reduz níveis de stress psicológico.

    Os textos são revisados por Juliana França

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.