Quinta-feira, 20 de junho de 2013, atualizada às 15h

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil termina na sexta

Da Redação
campanha vacina

Termina nesta sexta-feira, 21 de junho, a Campanha Nacional contra a Poliomielite, que visa imunizar crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. Até o momento, em Juiz de Fora, 17.547 criança já receberam a dose da  vacina, o que representa 63,68% do total do público esperado.

Mas, com o objetivo de chegar a meta de 95%, a Secretaria de Saúde (SS) vai promover uma ação especial neste sábado, dia 22, das 9h às 13h, no Parque Halfeld. ''Estamos dando mais uma oportunidade aos pais para levarem seus  filhos. Nosso objetivo é ter uma imunidade coletiva e não apenas individual'', afirma a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Maria Hélida Pires de Almeida.

Na ação, as crianças serão recepcionadas pelo anfitrião da campanha, o Zé Gotinha. Além disso, a criançada poderá se divertir com as esculturas de balões e as atividades com brinquedos reciclados, que serão oferecidas por uma equipe de servidores da Guarda Municipal. E para animar ainda mais o ambiente, o grupo de palhaços Doutores do Amor estará presente para realizar atividades de recreação com todas as crianças que participarem da campanha. Lembrando que é muito importante que os pais e responsáveis estejam munidos do cartão de vacinação da criança.

Aqueles que não puderem comparecer a ação no sábado, podem procurar a vacina  nas unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) no período de 7h às 11h  e de 13 às 17h. Além, da sala de vacinas, localizada no 3º andar do PAM Marechal, das 8h às 17h e do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, localizado na rua São Sebastião 776, no período de  8h às 12h30 e das 13h às 17h. ''Se necessário vamos estender a campanha até que a meta seja atingida. Por isso, as vacinas continuarão a serem disponibilizadas nas unidades de saúde. Queremos ter uma cobertura alta e homogênea, e para isso precisamos chegar a meta. As crianças imunizadas funcionam como uma barreira que evita a reintrodução do vírus no nosso território"

Segundo informe técnico do Ministério da Saúde (MS), a vacina confere proteção contra os três sorotipos do poliovírus, e sua eficácia alcança entre 90% a 95% de imunização. Sua administração é bem aceita pelo público-alvo e possibilita a imunização dos contatos de pessoas vacinadas, viabilizando a eliminação da doença causada pelo polivírus salvagem.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.