Candidato! 120 milhções de eleitores aguardando sua mensagem: Marketing Pol?tico

Por

Roberto Monti 05/08/2004

Candidato! 120 milh?es de eleitores aguardando sua mensagem: Marketing Pol?tico

Esta aplica??o do marketing vem cada vez mais tomando for?a no meio pol?tico como forma de destacar determinado candidato dentre os demais. Exemplo disto, foi visto na ?ltima semana na conven??o de lan?amento de um candidato ? presid?ncia dos Estados Unidos. Um verdadeiro espet?culo que atraiu a aten??o de todo o mundo e tornou-se uma oportunidade ?nica para os assessores daquele candidato de colocar em pr?tica diversos meios de comunica??o com o seu p?blico-alvo = eleitor.

N?o podemos mais falar em campanha eleitoral sem o suporte de profissionais especializados em marketing para garantir uma campanha com boa estrutura, eficiente e marcante para a mente e futura decis?o de voto.

Um pouco da hist?ria

O conceito de Marketing Pol?tico come?ou a ser conhecido na Am?rica Latina na ?ltima d?cada e o Brasil, quando do surgimento de seu sistema pol?tico, passou por um per?odo caracterizado pela forte aus?ncia das massas - dominado pelo jugo dos ?coron?is? - ao passo que outros pa?ses como a Fran?a, Inglaterra e os Estados Unidos j? contavam com partidos pol?ticos com festivas conven?es j? realizadas naquela ?poca.

L? pelos anos 40, surgiu entre n?s o chamado trabalhismo e gra?as ao grande meio de comunica??o da ?poca - o r?dio - foi utilizado para divulgar para a massa esta nova forma de fazer pol?tica, incluindo a? os grandes eventos pol?ticos com a presen?a de grande n?mero de espectadores.

Podemos dizer, como registro hist?rico e sem nenhuma conota??o pol?tica - que a Era Vargas, inspirada nas campanhas do l?der fascista italiano Benito Mussolini, foi a precursora do nosso Marketing Pol?tico. Esta nova fase, sem d?vida, trouxe grande mudan?a se comparada aos m?todos do ?coronelismo?. A presen?a cada vez mais forte do r?dio, do cinema e da imprensa com uma cobertura mais abrangente, facilitaram este desenvolvimento e comunica??o de id?ias.

O fluxo de comunica??o mais amplo foi reiniciado em 1985 com a abertura pol?tica e j? nas elei?es de 1989 vivemos o in?cio da aplica??o do Marketing Pol?tico moderno no Brasil.
O segundo turno, disputado pelos ent?o candidatos, teve um forte componente de marketing propiciando a todos acompanharem a grande disputa de id?ias que monopolizou o pa?s - eram cerca de 80 milh?es de eleitores (IBGE 1998).

Podemos lembrar tamb?m das campanhas de J?nio Quadros, com sua famosa ?vassourinha? - com a qual prometia "varrer a sujeira de S?o Paulo", e do Presidente Juscelino Kubitscheck, em fazer "50 anos em 5".
O marketing pol?tico, sem d?vida, acrescentou novas e eficientes ferramentas ao alcance dos pol?ticos, auxiliando na forma de persuadir o ?cliente em potencial = eleitor?, n?o se restringindo apenas aos tradicionais com?cios e na coloca??o de faixas, cartazes e poluindo visualmente as cidades brasileiras.

Quais s?o os componentes do marketing pol?tico?
Podemos resumidamente dizer que s?o a pesquisa de mercado, o conceito e estrat?gia utilizada pelo candidato e o plano de comunica??o empregado. Vejamos cada um:

O estudo do mercado

Para poder influenciar o eleitor e saber para quem o candidato deve dirigir sua mensagem ? necess?rio conhec?-los muito bem, saber como eles pensam e como tomam as suas decis?es de voto.

Com o uso de dados estat?sticos dispon?veis - o mais pr?tico e barato - podemos conhecer as caracter?sticas sociais, demogr?ficas e econ?micas do p?blico em quest?o.

A an?lise das elei?es anteriores serve de subs?dio para a prepara??o de a?es espec?ficas com rela??o a determinado segmento de eleitores.

As pesquisas de opini?o p?blica - as qualitativas (de fundo motivacional) e as quantitativas, que refletem em uma amostra representativa o extrato que desejamos pesquisar - realizadas por empresa especializadas, fornecem informa?es importantes para diversas a?es que devem ser tomadas pelos candidatos.

Uma nova maneira para saber quais os produtos que agradam ou n?o aos consumidores est? sendo posta em pr?tica por algumas empresas de pesquisa e de marketing - ? o chamado neuromarketing - que surgiu no final dos anos 90 com a utiliza??o de imagens do c?rebro e testado pela Universidade de Harvard.

A partir de 2001, come?ou a ser empregado para identificar as prefer?ncias dos consumidores ? pedido de grandes empresas, como a Coca-Cola, Delta Airlines e fabricantes de carros. A Universidade da Calif?rnia iniciou pesquisas no campo pol?tico e o seu uso promete ser muito amplo.

Fonte: Revista Veja, edi??o 1865, n? 31, 04/08/2004, pags.124/133
O conceito e a estrat?gia do candidato

Como unir o eleitor a um candidato? Com certeza, ? a imagem que o candidato transmite ao eleitor e como ela ? recebida e guardada na mente do mesmo.

A imagem planejada do candidato deve transmitir uma apar?ncia e um comportamento tal que correspondam aos desejos do eleitor - sua maneira de portar-se em p?blico, suas palavras e o conjunto de suas a?es.

Deve ser definido um tema que ser? o foco do candidato, tema este que seja do interesse do eleitor e que foi levantado na pesquisa feita anteriormente, identificar os principais problemas e como eles s?o vistos pelos seus eleitores. Realizar testes e verificar se realmente atendem ?s necessidades de seu p?blico-alvo.

Se necess?rio, pode-se adotar outros conceitos que ser?o acess?rios do principal.

Qual ser? a estrat?gia de comunica??o utilizada

De acordo com a distribui??o do tempo no r?dio e na televis?o destinados ao candidato, deve ser tra?ado um plano de comunica??o que leve a mensagem ao p?blico-alvo e que esta mensagem seja capaz de convenc?- los de seus prop?sitos de realiza??o.

A mensagem b?sica dever? estar bem definida bem como os seus ve?culos de comunica??o escolhidos.

Cuidados especiais devem ser tomados nas apari?es pessoais do candidato como a de sua apresenta??o pessoal, seu discurso, suas entrevistas etc.

Uma simples troca de ?culos, por modelos da moda, ou um terno bem-alinhado, ou ainda um traje mais simples, dependendo do local onde o candidato se apresenta, podem garantir o sucesso na escolha do eleitor. O eleitor n?o pode ser ?agredido visualmente? pela postura, vestu?rio ou comportamento do candidato.

? fundamental que o candidato motive adequadamente seus companheiros de partido, seus auxiliares diretos, seus cabos eleitorais e naturalmente seus eleitores.

A campanha dever? ser monitorada constantemente, para evitar que saia do rumo previsto, podendo acarretar preju?zo ao candidato.

Aplicando o composto mercadol?gico no marketing pol?tico

Em diversos artigos comentamos a aplica??o do composto mercadol?gico ou marketing mix ou ent?o, como ? muito conhecido dos 4 P?s.

Vejamos uma compara??o simples e r?pida entre a determina??o destas caracter?sticas em se tratando de produtos/servi?os e a sua aplica??o no marketing pol?tico:

Componente MKT de Produto MKT Pol?tico
Produto Variedade
Design
Caracter?sticas
Nome de marca
Embalagem
Tamanhos
Etc.
O Candidato
Sua imagem
Perfil
Pre?o Pre?o nominal
Descontos
Prazos
Facilidade de cr?dito
Etc
Propostas pol?ticas
Promo??o Propaganda
Promo??o de vendas
For?a de vendas
Rela?es p?blicas
Marketing direto
Merchandising
A?es sociais - rem?dios, alimentos, transporte para pessoas doentes etc.
Obs: Transporte n?o em dia de vota??o.
Ponto de Venda Canais de venda
Cobertura
Pontos de venda
Estoque
Transporte
Etc.
Cabos eleitorais
Televis?o - Debates
R?dio - Debates
Com?cios
Internet
Revistas

Podemos resumir dizendo que os principais desafios que o Marketing Pol?tico enfrenta para surtir os resultados esperados s?o os seguintes:

  • O candidato deve ter atributos positivos para o seu eleitorado para poder atingir sua mente;
  • Seus programas e projetos devem agregar valor para o eleitorado, atendendo a seus anseios e necessidades;
  • O partido precisa contar uma estrutura de informa?es capaz de alimentar um processo positivo para a opini?o p?blica com a utiliza??o correta das pesquisas e de seus resultados;
  • Existir uma equipe de comunica??o capaz de construir uma imagem positiva;
  • O candidato deve ser verdadeiro, comprometido e, principalmente, ?tico.

Resumindo, o marketing pol?tico est? acompanhando as mudan?as bruscas e repentinas do mundo. O que est? sendo constru?do ? algo que leva em conta o longo prazo, as a?es planejadas, o comprometimento p?blico, a verdade, a ?tica.

Esses s?o elementos que fazem parte da trajet?ria de uma sociedade democr?tica moderna, que deseja eleger seus representantes municipais respons?veis e que realmente possam cumprir os compromissos assumidos durante a campanha.

Dentro desta realidade, os partidos pol?ticos n?o podem deixar de aplicar as estrat?gias de marketing como forma de oferecer uma imagem verdadeira e bem constru?da de seus candidatos.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti ? consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000