Sábado, 29 de março de 2014, atualizada às 10h30

Confira dicas para manter a higiene bucal e utilizar corretamente as escovas de dente

Laura Lewer
*Colaboração

Comemorado no último 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal acompanha dados alarmantes sobre a saúde no Brasil e no mundo. De acordo com dados da World Dental Federation (FDI), apenas 60% da população mundial tem acesso a cuidados bucais, sendo que 60% a 90% das crianças são afetadas pela cárie ainda na idade escolar. Atualmente, a dor de dente é a maior razão para as faltas das crianças nas escolas de muitos países. No Brasil, a cárie é o principal problema de saúde bucal dos brasileiros e as necessidades de próteses dentais em adolescentes chega a 52%.

Para que esse cuidado seja maior, um dos principais elementos a serem usados corretamente é a escova de dente. Detalhes como tamanho, tipo de cerdas e durabilidade são importantes para ajudar na limpeza da boca. Confira algumas dicas da especialista em Odontopediatria Cristini Rodrigues Mendes Moraes

ACESSA.com - Como a pessoa deve escolher a escova e quanto tempo deve ficar com ela?

Cristini - A maioria dos dentistas concorda que as escovas de cerdas macias são as melhores opções para remoção da placa bacteriana e dos resíduos alimentares. As escovas com tamanho menores também são as mais adequadas, pois alcançam melhor todas as regiões da boca, inclusive as de difícil acesso como a região dos dentes posteriores. A escova deve ser trocada sempre que as cerdas ficarem flácidas, para garantir a limpeza dos dentes eficaz.

dentesACESSA.com - Qual é a forma correta de escovar os dentes?

Cristini - Existem várias técnicas de escovação e a pessoa deve escolher a que for melhor para si. No entanto, é importante destacar que para higienizar os dentes não é necessário usar força, e sim a técnica correta. Pode ser feita a escovação com movimentos de 'vai e vem' ou fazendo movimentos circulares com a escova. O importante é a pessoa lembrar que o dente tem cinco faces e três delas devem ser limpas pela escovação e, as outra duas, pelo uso do fio dental. Não se pode esquecer de escovar a língua sem força, removendo resíduos alimentares que se encontrem sobre ela. Essa higiene pode ser feita com a escova ou com raspadores de língua.

ACESSA.com - O fio dental deve ser usado com qual frequência?

Cristini - O fio dental, assim como a escovação, deve ser usado logo após cada refeição. Deve-se 'abraçar' o dente de um lado e do outro para a higiene de toda a face do dente.

ACESSA.com - Como deve ser "secada" a escova depois de usada?

Cristini - Primeiramente, a pessoa nunca deve compartilhar sua escova. Após escovar os dentes, lave bem a escova e guarde em posição vertical. Evite que ela fique em contato com outras e não deixe próximo do vaso sanitário. Não use a toalha de mão e rosto para secá-la. Para aumentar a higiene, pode -se borrifar solução de clorexidina a 0,12% nas cerdas uma vez ao dia.

ACESSA.com - A escova elétrica é indicada em quais situações?

Cristini - Em minha opinião, a escova elétrica deve ser usada quando o paciente tem alguma limitação motora. Essa escova deve ter algumas características importantes, como cabeça pequena e arredondada com cerdas macias ou ultra macias; preferência para as que fazem movimento oscilatório, pois são mais eficazes; cabo ergonômico; pilhas ou bateria recarregáveis; 

*Laura Lewer é estudante do 7º período de Jornalismo do CES/JF

ACESSA.com - Confira dicas para manter a higiene bucal e utilizar escovas de dente