Armando Falconi Armando Falconi 1/10/2010

PNL – Programação Neurolinguística

Armando Falconi e companhia no CongressoAconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 24 a 26 de setembro, o VIII Congresso Latino-Americano de PNL (Programação Neurolinguística), com o tema central de "PNL e Genialidade".

Fui convidado para ser um dos palestrantes, e a convite do organizador geral do evento, Dr. Jairo Mancilha, apresentei um trabalho com o tema: "PNL NA MUDANÇA DE CRENÇAS E VALORES".

Fui o único palestrante representante de Minas Gerais, e esta é a quinta vez que participo com responsabilidade de oratória nessa série de congressos que acontecem anualmente.
Mais uma vez foi possível observar o crescente interesse de diversos segmentos seja de empresas, como de pessoas, pelos recursos extraordinários que a PNL disponibiliza através de suas ferramentas e conteúdo de aplicabilidade na saúde, na aprendizagem, na mudança pessoal, no reequilíbrio de emoções, sentimentos, nos relacionamentos, em vendas, em liderança, e outros pontos mais.

Voltamos enriquecidos com todas as experiências vivenciadas, os contatos e novos compromissos agendados para diversos Estados do Brasil, e o convite de nossa presença como palestrante no Congresso de 2011, que deverá acontecer no mesmo período, na capital mineira, Belo Horizonte.

O que é PNL - Programação Neurolinguística?

Para quem está em contato com PNL pela primeira vez, através deste artigo, a pergunta acima provavelmente está rodando na cabeça.

"Programação Neurolinguística" é para algumas pessoas uma expressão um tanto obscura que na verdade compreende três ideias simples.

  • A parte "Neuro" da PNL reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação, também conhecidos como Sistema VACOG. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. "Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas, as ideias e acontecimentos. Uns refletem-nos a nível físico, corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano.

  • A parte "Linguística" do título indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos, nossos comportamentos e para comunicarmos com os outros.

  • A "Programação" refere-se à maneira como organizamos nossas ideias e ações a fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura, da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e de como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

Com estes pontos acima, fica mais fácil obter uma noção clara, precisa e palpável da PNL, ao mesmo tempo, que serve para eliminar resistências por parte de pessoas que têm preconceitos negativos sobre ela.

CongressoAssim, explicamos que torná-la mais transparente, confiável, mais agradável e atraente para as pessoas é o objetivo de todos aqueles que possuem consciência do seu potencial e querem conseguir.

Esclarecemos também em nossos atendimentos, cursos e palestras que outro ganho importante em saber o que é PNL, é o seu aumento gradativo de entusiasmo e vontade de aprender algo, que está bem definido em sua mente.

Um dos desenvolvedores e criadores, o americano Richard Bandler pode ajudá-lo. Segundo Bandler PNL é:

"O ESTUDO DA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO SER HUMANO E O QUE PODE SER FEITO COM ELA."

Este conceito é baseado na pressuposição de que todo comportamento tem uma estrutura e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

Essa definição, é precisa e técnica, para algumas pessoas pode ser um pouco complexa, portanto, compartilhamos outra mais simplificada:

"PNL" "é o estudo de como representamos a realidade em nossa mente e de como podemos perceber, descobrir e alterar esta representação para atingirmos resultados desejados." Diz ainda Richard Bandler e achamos importante enfatizar que uma das consequências da própria definição é que:

"A PNL é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Nós ensinamos as pessoas coisas sobre como seus cérebros funcionam e elas usam estas informações para mudar."

O que especificamente a PNL pode fazer por você?

Quando apresentamos a PNL, informamos sempre que um de seus maiores benefícios é que ela nos ensina a pensar em soluções.

Apresenta e ensina de maneira clara, objetiva uma maneira única e atualizada de refletir sobre nosso mundo. Com a PNL, você pode aprender a influenciar a si próprio, aos seus relacionamentos com os outros, e a ter o tipo de experiência de vida que você deseja.

Usar a PNL é a certeza de conseguir resultados e alternativas que funcionem na construção de soluções nos negócios, no ensino, na terapia e nas relações pessoais. Se você for alguém que deseja ir além da eficiência em seu trabalho, em sua vida pessoal, se você quiser não apenas ter sucesso, mas também atingir uma evolução maior, então o treinamento em PNL pode ser para você um excelente recurso de crescimento pessoal e profissional.

Lembramos sempre que cada pessoa é um milagre esperando para acontecer. A PNL oferece novos meios de convivência com os outros e com nós mesmos, a fim de liberar o milagre que somos.

Milhares de pessoas têm aprendido, desenvolvido suas habilidade em PNL e usado ainda com êxito as técnicas e procedimentos para alcançar novos sucessos em suas carreiras. Muitos a utilizam para ajudar os outros a desenvolverem seus potenciais.

Enfatizo sempre que um dos pontos mais importantes é que com a PNL você desabrocha interiormente, rompe suas barreiras, descobre motivação, enriquece suas crenças, seus valores, fortalece sua identidade e cria relacionamentos mais ricos em sua vida.

Demonstramos a cada etapa da graduação, que a PNL baseia-se na descoberta de exemplos de excelência e na compreensão da maneira como essas pessoas fazem o que fazem, de modo que nós outros possamos adotar esses modelos de excelência e usá-los em nossas próprias vidas.

Por tudo isto, é que através da PNL, você pode mudar seu pensamento, sentimentos, comportamentos e, até mesmo, crenças, para criar mudança pessoal profunda, para ajudar os outros a obterem mais recursos e se tornarem mais eficazes.

Observamos atualmente, mais do que nunca, que o sucesso pessoal e profissional de cada um de nós depende da capacidade de comunicarmos eficazmente. Diversos segmentos da sociedade e tantos outros que dependem da qualidade de sua comunicação têm colhido resultados positivos, como pais, terapeutas, consultores, médicos, educadores, gerentes, advogados, profissionais de vendas, treinadores, que utilizando os recursos da PNL beneficiam-se do aprendizado e obtêm maestria na forma de interagir com as pessoas.

Pioneiros em Juiz de Fora e Região

Armando Falconi e companhiaO Centro de Cultura Oriente Ocidente® foi a empresa pioneira em ministrar Cursos de Formação de PNL – Practittioner e Master-Practittioner em Juiz de Fora e região, já tendo formado várias turmas em cada modalidade.

Iniciamos todos os anos uma nova turma com a primeira aula no mês de março ou abril. Se você tiver interesse em maiores informações faça contato com Andréa, nossa promotora de eventos, pelo telefone (32)-8845-0642, para receber mais esclarecimentos, e se necessário agende um atendimento individual.

Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!



Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista