Quinta-feira, 3 de dezembro de 2009, atualizada às 12h

Corpo de Bombeiros conscientiza lojistas quanto aos perigos de incêndio

Pablo Cordeiro
*Colaboração

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Juiz de Fora deu início à Operação Natalina nesta quinta-feira, 3 de dezembro. O objetivo é conscientizar lojistas do Centro da cidade quanto aos perigos de incêndio e à prevenção de segurança. Nesta primeira etapa, lojas das ruas Floriano Peixoto, Batista de Oliveira, São João Nepomuceno e Halfeld foram visitadas. Na próxima terça-feira, 8, os oficiais irão realizar vistoria em galerias, como Bruno Barbosa, Pio X e Epaminondas Braga. A previsão é visitar 240 estabelecimentos comerciais durante a ação.

"O caráter da iniciativa não é de punir, mas de orientar a população sobre o aumento de fluxo de pessoas no final do ano e os comerciantes a respeito da segurança nos estoques das lojas", destaca o chefe de planejamento do 4º BBM, tenente Douglas Freitas. A operação é realizada anualmente e conta com 26 militares.

Segundo Freitas, as principais irregularidades recaem sobre a utilização dos extintores de incêndio e o comportamento da pessoa durante uma ameaça direta de fogo. "Encontramos muitos extintores obstruídos, sem sinalização ou fora do prazo de validade. Há estabelecimentos que nem contam com o instrumento. No local, ensinamos como utilizar o equipamento e alertamos que o extintor é útil apenas no início de incêndio. Após o fogo estar formado, a recomendação é não criar pânico, evacuar o lugar e ligar para o 193." Freitas ressalta que, em hipótese alguma, deve-se arremessar o equipamento no fogo, como já foi constatado.

As orientações específicas para estabelecimentos de vestuário são em relação ao uso do extintor correto. Os de água são recomendados para pano e madeira, enquanto os de pó são para rede elétrica e objetos inflamáveis.

Prazo de validade

extintor vencido

De acordo com a equipe de vistoria, extintores fora do prazo de validade, vencidos desde o ano 2000, foram encontrados em grande número nas lojas. Nestes casos, um novo aparelho deve ser adquirido. É preciso observar se o equipamento tem selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) (veja mais dicas no box abaixo). Uma lista de lojas credenciadas está disponível para pesquisa no site dos Bombeiros.

 

Extintor - Fique de olho

Cuidados na compra

1. Nota Fiscal de Compra: Exija a nota fiscal. Além de proteger seus direitos, o prazo de garantia do produto é contado a partir da data de aquisição e não da data de fabricação.

2. Selo de Conformidade: Você fica sabendo que o extintor de incêndio é certificado, pela presença do Selo de Conformidade, que reage à luz ultravioleta, dificultando a falsificação. Para os extintores novos, o selo é vermelho e apresenta as inscrições:

  • a logomarca do Inmetro;
  • o número de série do selo;
  • a identificação do fabricante;
  • o número de licença do fabricante; e
  • a identificação do Organismo de Certificação de Produto.

3. Marca de Manutenção: Após ser submetido à manutenção, o selo de conformidade é substituído por um selo de cor azul esverdeada, contendo:

  • a logomarca do Inmetro;
  • o número de série do selo;
  • a identificação da empresa que realizou a manutenção;
  • a data da realização da manutenção; e
  • a identificação do Organismo de Certificação de Produto.

4. Marca de Lacração: Não compre extintor com o lacre rompido. O lacre é a garantia de que estão preservadas as condições regulamentadas para sua utilização. Fique atento: o rompimento do lacre por pessoa não autorizada suspende a garantia do extintor. Portanto, se isso acontecer, procure uma empresa certificada para fazer a relacração do equipamento.

Cuidados na utilização

Observe as instruções de uso fornecidas pelo fabricante, que aparecem no corpo do extintor, para que você possa usá-lo corretamente, quando for necessário. Elas devem estar legíveis, sem rasuras, não devendo estar riscadas ou encobertas por outras informações. O extintor que tiver sido usado, mesmo parcialmente, ficará com sua carga comprometida. Por isso é prudente enviá-lo imediatamente a uma empresa de manutenção credenciada pelo Inmetro, para que seja efetuada a recarga e a revisão do agente extintor. Não substitua seu extintor antes de ter sido feita uma avaliação técnica do equipamento.

Fonte: Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes