• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Quinta-feira, 27 de novembro de 2014, atualizada às 10h25

    Campanha promove conscientização sobre a prevenção às DST/Aids em JF

    Aids

    Ações de prevenção à Aids ganharão reforço em Juiz de Fora nos próximos dias com uma campanha que tem início nesta quinta-feira, 27 de novembro. Palestras, oficinas, panfletagem e um seminário irão propor uma discussão sobre o vírus HIV, o tratamento, e as condições do paciente. A campanha é uma promoção Programa Municipal sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids e vai até o dia 6 de dezembro.

    Durante as atividades, será apresentada a nova proposta do centro de referência, os projetos que vem sendo realizados pelo programa, a terapia antirretroviral e novo protocolo do Ministério da Saúde. Também será realizado um seminário sobre portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV, em inglês) e Aids, com o tema Transformando Olhares na Atenção às Diferenças, uma discussão sobre as questões que envolvem o HIV e as diversidades sexuais, de raça e gênero, junto à Atenção Primária à Saúde (APS).

    Além das discussões, serão realizadas ações de prevenção na Praça Dr. João Penido (Estação), com tendas e sonorização, em parceria com organizações não governamentais (ONGs) da cidade, voltada para populações vulneráveis. A feira livre de domingo também receberá a equipe do programa, em parceria com a Rede de Prevenção, com 50 integrantes distribuindo materiais, preservativos e passando orientações. Confira a programação completa.

    Laço Municipal da Aids

    No dia 1º de dezembro, dia "D" de combate à Aids, o "Laço Municipal da Aids" será descerrado em uma cerimônia na esquina da avenida Rio Branco com a Halfeld. O evento está marcado para o meio dia. No mesmo dia, haverá mutirão de testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis, com resultados em 20 minutos. Também serão realizadas oficinas e palestras com os técnicos do Programa DST/Aids com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.

    Uma ação assistencial, no dia 1º, buscará atender aos pacientes e pessoas que convivem com portadores de HIV cadastrados no programa oferecerá orientação nutricional de pediatria para as mães e crianças portadoras de HIV, além de atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, ginástica, projetos culturais e de adesão ao tratamento, serviços jurídicos aos pacientes, com orientações e distribuição de materiais educativos.

    A programação se estende às unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), que até o dia 6 promoverão ações estratégicas de prevenção, com palestras, distribuição de materiais e preventivos, e incentivo à testagem do HIV.

    Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.