Fábio Acauhi Fábio Acauhi 5/12/2011


Ser líder de uma equipe de vendas exige, e muito, uma comunicação clara e eficiente

IlustraçãoPara um líder se comunicar com eficiência, será que existem palavras que sejam mais indicadas ou menos indicadas? Não estou dizendo que temos que seguir uma cartilha predeterminada, entretanto é certo que aquelas palavras com sentido positivo e motivador são infinitamente melhores aceitas. Não deixe de usar palavras de reconhecimento, encorajamento, agradecimento e desculpas sempre que a situação exigir.

Tom autoritário para lembrar as pessoas que você é chefe é bom evitar, contudo, não dá para ser muito "molinho" na comunicação. "O óbvio tem que ser dito". Sendo assim, ao elogiar, faça em público, se criticar ou chamar a atenção, faça em particular e não se esqueça das "mágicas" palavrinhas que a gente ensina para as crianças na escolinha que, muitas vezes, esquecemos ao ficarmos adultos: "Obrigado", "Desculpe", "Por favor", "Parabéns" e outras da mesma família.

Um fato que merece seu lugar de destaque é que falar corretamente faz toda a diferença e dá credibilidade a qualquer líder. Para colocar isso em prática, leia mais. Você sabia que os melhores profissionais das grandes empresas não leem menos do que nove livros por ano? Isso te ajuda estruturar melhor o raciocínio e expor seus pensamentos, sentimentos e ideias de forma clara, precisa e concisa, obedecendo às regras gramaticais de nossa língua e tendo vocabulário flexível para se ajustar ao grupo, além de velocidade de raciocínio, ou seja, fale com clareza e objetividade, evitando modismos e vícios de linguagem. É duro ouvir líderes e até mesmo consultores falando: "Fiz um vendão 'vei'".

Imagine você, como líder, estando à frente de uma equipe formada por pessoas que possuem um nível de escolaridade mais alto; ao cometer alguma falha com as palavras, esse erro pode fazer com que sua equipe deixe de prestar atenção no que está sendo dito, sem contar que arranha a sua credibilidade como líder.

Uma comunicação eficaz e que dá resultado é aquela em que os membros de sua equipe têm liberdade e são continuamente estimulados a contribuírem com ideias e sugestões. Essa troca de informações, juntamente com a abertura dos canais de comunicação, é o que falta, na maioria das vezes, para que a empresa e a equipe alcem grandes voos e saltos nos resultados.

Você, na qualidade de um líder, incentiva os colaboradores a emitirem suas opiniões? Pois bem, um programa que implemente esse tipo de atitude já me trouxe resultados consideráveis. Isso começa com pequenas atitudes, como: deixar espaço para que todos possam se expressar, dando oportunidade para momentos de discussão sobre posturas e decisões a serem tomadas, o que incentiva a iniciativa e participação. Todos discutirão opiniões, mesmo que divergentes. Além do mais, é de suma importância motivar as pessoas e ajudá-las a acreditarem em si mesmas. Isso faz com que elas se sintam bem mais à vontade para participar e contribuir com a equipe.

Sabemos que não basta apenas estimular a participação de todos e não estar pronto para ouvir também. Há um grande problema encontrado na maioria dos líderes: pedem a opinião das pessoas e não estão prontos para ouvir e aceitá-las. Vamos colocar a mão na consciência; a comunicação não é uma via de mão única, é imprescindível haver disposição do líder para escutar as opiniões, as eventuais necessidades e aquilo que os colaboradores têm para acrescentar. Não podemos nos esquecer que quem realmente está na frente de batalha dia a dia são eles, os vendedores lidam com a veia pela qual o dinheiro entra — nossos clientes.

Afinal de contas, quem não ouve ou ouve mal, está a um passo de se tornar autoritário e arrogante. Não perca oportunidades de aprender e receber boas sugestões por não saber se comunicar. Ao longo de todo o tempo, as organizações estão ficando cada vez mais informais — o que é legal em se tratando de comunicação, pois facilita o fluxo de informações na empresa e traz uma proximidade maior entre as pessoas. Fuja das instituições muito formais e com hierarquia rígida e autoritária, dificilmente haverá uma boa comunicação em todas as direções.

É isso aí! Espero ter contribuído com as principais qualidades de um líder que sabe se comunicar, agora faça a sua parte a aprimore ainda mais a comunicação com sua equipe.

Muito sucesso a todos e boa$ venda$.

Mais artigos

Fábio Acauhi é palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua há 14 anos na área de ensino com ênfase em psicologia da aprendizagem.

Ser líder de uma equipe de vendas exige, e muito, uma comunicação clara e eficiente