Secretaria de Saúde confirma 16 novas mortes por gripe em Minas Gerais
Mais 16 mortes por gripe foram confirmadas em Minas Gerais, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última quinta-feira, 11 de agosto. O primeiro óbito por H1N1 aconteceu em Ubá, na Zona da Mata mineira. Em Juiz de Fora, não houve confirmação de novos casos, mantendo o registro de duas mortes por H1N1 e uma por influenza A não subtipado. Os dados são atualizados semanalmente pela SES.
O documento cita que Astolfo Dutra, Leopoldina, Muriaé e Cataguases também tiveram um óbito por H1N1 cada. As mortes por influenza A se mantiveram, com casos em Viçosa, Divinésia e Mar de Espanha, assim como a única morte por Influenza B na região, também em Astolfo Dutra.
De acordo com o boletim, até a segunda semana de agosto, foram confirmados 446 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus Influenza em todo o estado, sendo que 159 evoluíram para óbito. Destes, 106 foram por H1N1, 47 por Influenza A não subtipado, três por Influenza B e outros três em que não foi possível classificar o subtipo do vírus.
O boletim da SES/MG esclarece que o crescimento no número de registros de óbitos de uma semana a outra não expressa ocorrências recentes. A confirmação dos óbitos em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus Influenza ocorre após liberação de resultado de exame laboratorial específico para o diagnóstico. Somente após essa confirmação é que os casos são inseridos no Informe Epidemiológico da Gripe. Dessa forma, o registro de óbitos é acumulativo e diz respeito a ocorrências de todo o período de janeiro a julho de 2016.
Com informações do Boletim
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!