Terça-feira, 13 de setembro de 2016, atualizada às 12h12

Campanha Nacional de Multivacinação começa na próxima segunda-feira

Da redação
foto

A Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, começa na próxima segunda-feira, 19 de setembro, e vai até o dia 30. O “Dia D” da ação está marcado para o sábado, 24, entre 8h e 17h.

Os pais e responsáveis podem levar os jovens para receber as vacinas em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), no PAM Marechal, na rua Marechal Deodoro, 496, Centro, no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, na rua São Sebastião, 772/776, e na Igreja Sagrado Coração, no bairro Bairu, das 8h horas às 10h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

O objetivo da campanha é regularizar as cadernetas de imunização das crianças de zero a 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos. É necessário que os pais e responsáveis apresentem o cartão vacinal ao profissional de saúde, que avaliará se as crianças e os adolescentes necessitam ou não tomar alguma dose.

As contraindicações das vacinas são alergia grave a qualquer um dos componentes e, para as adolescentes gestantes, vacinas de vírus vivos, como a da febre amarela. A gravidez deve ser informada ao profissional.

Vacina contra o HPV

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) também estará disponível para as meninas com idade entre 9 e 13 anos. Para aquelas que já tomaram a primeira dose, a segunda deve ser aplicada seis meses depois.

A imunização contra o HPV é importante, pois visa a reduzir os casos de mortes ocasionados pelo câncer de colo uterino, que é hoje a segunda causa de óbito por neoplasia entre as mulheres no Brasil, com mais de 480 vítimas por ano. O HPV é adquirido a partir de contato sexual e causa infecção na pele ou nas mucosas, podendo provocar o câncer de colo de útero ou verrugas genitais.

Com informações da PJF

ACESSA.com - Campanha Nacional de Multivacina??o come?a na pr?xima segunda-feira