• Assinantes
  • Saúde
    Quarta-feira, 7 de dezembro de 2016, atualizada às 16h59

    Fundação Hemominas está com estoque em baixa em 5% nos grupos negativos

    Da redação
    foto

    Neste período de festas de final de ano e de férias o número de doações de sangue sofre queda considerável na Fundação Hemominas de Juiz de Fora. O estoque de toda a rede, composta por 23 unidade em todo o Estado, está com todos os grupos negativos em baixa de 5%. Para equilibrar a queda da oferta com o crescimento da demanda de sangue em hospitais neste período, funcionários alertam para a importância da doação antes das viagens.

    A responsável pelo setor de captação e cadastro de doadores, Lidiane Laroca, explica que a campanha da Semana do Doador, realizada no final de novembro, teve grande repercussão, equilibrando o banco de sangue. “Mas, sabemos que caem consideravelmente o número de comparecimentos no final do ano, enquanto a demanda aumenta, devido os acidentes nas estradas. Além disso, temos pacientes que recebem de forma contínua o sangue para tratamento”.

    Para motivar as doações antes das festas, o Hemominas faz palestras nas empresas e terá a visita simbólica do Papai Noel no dia 20 de dezembro, às 9h, com distribuição de lembranças, na Rua Barão de Cataguases, s/n, Centro. Os horários diferenciados para o Natal e Ano Novo serão discutidos na próxima semana.

    Lidiane Laroca completa que o saldo anual de captação ainda não foi fechado, mas estima que as doações de 2015 possam ter sido maiores que em 2016. “Campanhas do ano passado, como a do Paulinho e da Isabela, mobilizaram grande volume de pessoas nos meses que temos maior queda de estoque, que são maio, junho e julho. Por isso, vemos que as campanhas motivadas por familiares têm mais repercussão e resultado que as institucionais”, avalia.

    Doação

    Para doar sangue, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, peso acima dos 50Kg, estar em condições plenas de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e estar alimentado. Na oportunidade, o candidato deve apresentar documento original oficial com foto, filiação e assinatura. São retirados aproximadamente 450ml de sangue, em poucos minutos, volume que, além de não fazer falta ao doador, contribui para salvar até quatro vidas.

    O horário de atendimento das unidades está disponível no site do Hemominas. No mesmo endereço, é possível, ainda, realizar o agendamento online da doação de sangue. Todas as condições, critérios e restrições podem ser consultados neste link página da Hemominas.



    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.