• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Segunda-feira, 16 de janeiro de 2017, atualizada às 13h30

    Vacina contra febre amarela já está disponível em Juiz de Fora

    Da redação

    A partir desta segunda-feira, 16 de janeiro, a vacina contra febre amarela estará disponível durante todo o ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora. Apesar do recente surto da doença em Minas Gerais, com decreto de estado de alerta em 152 municípios, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) afirma que a situação da cidade é tranquila.

    Segundo informações da Secretaria e do Ministério da Saúde, quem já tomou duas doses da vacina ao longo da vida pode ser considerado imunizado. O esquema vacinal ideal é de uma dose aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. Quem já completou cinco anos de idade e tomou apenas uma dose deve receber um reforço, a ser avaliado pela equipe do posto de vacinação. Aqueles que nunca receberam a imunização devem tomar a vacina e um reforço após dez anos. Pessoas acima dos 60 anos que nunca tomaram nenhuma dose devem consultar um médico antes de fazê-lo, para avaliar os benefícios e riscos.

    A aplicação da vacina pode ser feita em qualquer Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps), além do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), na Rua São Sebastião, 772, e do setor de imunização do Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, na Rua Marechal Deodoro, 496, 3º andar. Para receber a dose é necessária a apresentação da caderneta de vacinação e/ou do cartão do SUS.

    A febre amarela urbana é considerada extinta há pelo menos 75 anos, mas ainda há relatos de casos silvestres da doença. A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da SS, Michele Freitas, ressalta que apenas os não-imunizados devem procurar as doses, além daqueles que pretendem viajar para áreas de risco epidemiológico e para países que exigem a vacina para entrada de estrangeiros. A Secretaria Estadual de Saúde adiantou o repasse mensal de vacinas para o município, e o restante deve ser recebido até o final do mês.

    Com informações da PJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.