O protagonismo do povo

Margarida Salomão
Deputada Federal - PT
Especial para o Portal ACESSA.com
26/06/2013
Manifestação Juiz de Fora

Há uma força inquestionável nas movimentações políticas que jovens protagonizam em diversas cidades do país, Juiz de Fora entre elas. Tal dimensão nos leva a questionar suas raízes, características e destino. Trata-se de uma tarefa nobre, é certamente preciso cumpri-la. Por outro lado, é necessário admitir que o momento inspira sobretudo respostas políticas. Como representante eleita pela população, tenho o dever de me concentrar nestas, prestando a devida atenção a qual a população exige.

O que temos hoje nas ruas é algo particularmente simbólico. O povo ocupa o principal espaço público de nossas cidades. Mesmo admitindo que tais movimentos se organizam em função de pautas variadas, é o fato que quererem fazer-se ouvir que o unifica. Mesmo existindo diversas críticas, uma em particular se faz perceber. Até hoje, o sistema político brasileiro não foi completamente capaz de responder aos anseios políticos de sua população.

É importante perceber a dimensão desta questão. Ela atinge todo o sistema político. O que se percebe é que existe um verdadeiro abismo entre a política que realizamos – nos governos e parlamentos – e a expectativa da população. Estamos muito atrasados, e precisamos melhorar.

Responder também a isso exige cuidado e tempo. Contudo, há muitas pistas que nos indicam um bom caminho. A principal delas caminha na direção da Reforma Política, para tornar nosso sistema mais democrático e permeável à sociedade. Nosso mandato pautou isso por meio de uma campanha em torno de projeto de lei de iniciativa popular, com coleta de assinatura. No mesmo sentido, é extremamente interessante a intenção, anunciada nesta segunda-feira (24 de junho) pela presidenta Dilma Rousseff, de convocar plebiscito para que a própria sociedade defina o que quer enquanto reforma política.

Ao tomar as ruas, uma população reclama ser reconhecida como protagonista. É preciso reafirmar isso no sistema político. Eis o nosso desafio.

* O artigo acima faz parte de uma sessão especial do Portal ACESSA.COM,
sobre as manifestações que acontecem em todo o Brasil

ACESSA.com - O protagonismo do povo