• Assinantes
  • Saúde
    Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017, atualizada às 17h42

    Zoonose alerta sobre surgimento de escorpiões nesta época do verão

    Da redação
    Repórter

    As altas temperaturas do verão favorecem o aparecimento de pragas urbanas – entre elas, ratos, caramujos e escorpiões –, provocado por uma série de fatores ambientais. Neste período, o Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS) intensifica seu trabalho de fiscalização e apuração de denúncias, com a equipe de educação em saúde. O objetivo é orientar e alertar a população sobre os cuidados básicos para evitar o aparecimento e a proliferação desses animais.

    Nesta época do ano, o escorpião está em fase de reprodução e, por isso, desloca-se mais, aumentando o risco de um acidente envolvendo seres humanos. No entanto, alguns cuidados podem evitar o problema. São eles: evitar acúmulo de lixo nos quintais, manter os terrenos capinados, colocar telas nas caixas sifonadas para impedir a instalação de criadouros.

    Segundo o Chefe do Departamento de Zoonoses, José Geraldo Castro Junior, "é importante também olhar os sapatos antes de calçar, olhar roupas em varais e desencostar móveis das paredes. Com as fortes chuvas da estação, os escorpiões podem descer pelas tubulações e subir pelos ralinhos das casas", destaca.

    Em caso de picada de escorpião, a vítima deve ser encaminhada para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), que é a unidade referência no tratamento de acidentes com animais peçonhentos. Para informações sobre o serviço, a população pode ligar para o 3690-7030.


    Com informações da PJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.