Sábado, 29 de abril de 2017, atualizada às 12h16

Conheça os benefícios e contraindicações do chá de cavalinha

Da redação

Famosos mesmo antes de serem chamados assim, os chás são muito consumidos para diversas enfermidades, e, atualmente, se popularizaram nas dietas brasileiras. Um desses, que se tornou muito famoso com o passar do tempo foi o chá de cavalinha. A cavalinha é uma das plantas mais antigas do mundo. Ela possui inúmeras propriedades benéficas para a nossa saúde. Porém, ficou bastante famosa depois de muitas pessoas começaram a emagrecer com seu uso frequente. Para falar sobre seus benefícios, como tomar e contraindicações, a ACESSA.com conversou com a nutricionista clínica, esportiva e estética, Marileia Ragone. Tire todas dúvidas sobre esta erva:

ACESSA.com - Para que serve?

Marileia Ragone - O chá derivado da cavalinha tem ação antioxidante, diurética e pode acelerar o metabolismo.

ACESSA.com - Quais seus benefícios?

MR - Além de poderoso diurético, auxiliando na eliminação de toxinas e prevenção de infecção e incontinência urinária, também, ajuda no processo de cicatrização de feridas pelo fato de ser uma grande fonte de sílica, melhorando o aspecto de cabelo e unhas e pode agir na melhora da acne por diminuir a oleosidade da pele.

Sua ação antioxidante ajuda na eliminação dos radicais livres que são agentes danosos ao organismo e por acelerar o metabolismo e ajudar na eliminação de líquidos (quando há excesso) também é atribuído ao chá o poder emagrecedor. Porém, é válido lembrar que não existe milagre, tais resultados só serão percebidos se juntamente com o chá, a pessoa melhorar os hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente.

ACESSA.com - Quais as contraindicações?

MR - O chá é contraindicado para mulheres grávidas, por tenderem a ter alterações de pressão, ou pessoas com problemas de pressão baixa (hipotensão) e hipertensão (pressão alta) quando a pessoa já é medicada com diuréticos medicamentosos. É indicado para todas as pessoas que fazem uso do chá ficarem atentas ao consumo de água, inclusive aumentando, uma vez que a cavalinha possui grande concentração de potássio (o que pode ser um risco para pessoas com problemas cardíacos).

ACESSA.com - Qual a maneira correta de fazê-la?

MR - O chá de cavalinha deve ser feito através do processo de infusão. Coloque aproximadamente duas colheres de sopa da folha em meio litro (500 ml) de água quente, abafe por cerca de 5 a 7 minutos e depois coe.

ACESSA.com - Como consumir o chá de cavalinha?

MR - O consumo deve ser, em média, de três xícaras por dia. O chá pode ser consumido puro quando reservado em garrafa térmica, ou também, pode ser misturado em sucos detóx ou de frutas.

ACESSA.com - Ele possui ação antioxidante e ajuda a perder peso?

MR - Como dito antes, sua ação antioxidante ajuda na eliminação dos radicais livres que são agentes danosos ao organismo e por acelerar o metabolismo e ajudar na eliminação de líquidos (quando há excesso) também é atribuído ao chá o poder emagrecedor. Porém, é válido lembrar que não existe milagre, tais resultados só serão percebidos se juntamente com o chá, a pessoa melhorar os hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente.

ACESSA.com - Para quais problemas de saúde que ela é indicada?

MR - Pessoas que possuem retenção líquida, metabolismo lento ou qualquer pessoa que não esteja no grupo de contraindicação e que deseje usufruir dos benefícios do chá.

ACESSA.com - Conhe?a os benef?cios e contraindica?es do ch? de cavalinha