Terça-feira, 30 de maio de 2017, atualizada às 17h30

Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado com programação em Juiz de Fora

Da redação

Durante esta semana, a Secretaria de Saúde realizará ações relacionadas ao “Dia Mundial Sem Tabaco”, comemorado nesta quarta-feira, 31 de maio. Este ano, o tema proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é “Tabaco: Uma Ameaça ao Desenvolvimento”. A Secretaria, através do Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (Secoptt) oferecerá até 1º de junho palestras a profissionais da saúde e usuários em diversas unidades da rede municipal.

Entre as ações está prevista a Capacitação em Abordagem Intensiva do Fumante para profissionais da saúde de nível superior no Secoptt, além de ações de conscientização, com distribuição de panfletos, abordagens individuais e palestras no Posto de Atendimento Médico (Pam) Marechal e nas unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) dos bairros São Pedro e Filgueiras.

Serviço de tratamento do tabagismo

Somente no ano passado, o Secoptt realizou 1.330 atendimentos em suas 44 Uaps e sua sede, somando 510 pacientes que deixaram o vício completamente. O tratamento completo tem duração de seis meses, com reuniões semanais, mensais e quinzenais. Durante o processo, o usuário participa de reuniões que abordam os prejuízos do hábito de fumar à saúde, as dificuldades da supressão do vício e os benefícios de vida sem cigarro.

Quem manifestar desejo de parar de fumar deve procurar a Uaps de seu bairro. Caso a unidade não ofereça o serviço, o cidadão pode comparecer ao Secoptt, que funciona na sala 103 do Pam Marechal, na Rua Marechal Deodoro, 496, Centro.


Com informações da PJF

ACESSA.com - Dia Mundial Sem Tabaco ? comemorado com programa??o em Juiz de Fora