Segunda-feira, 4 de setembro de 2017, atualizada às 18h32

Prédio da Funalfa recebe iluminação especial para campanha Setembro Amarelo

Da redação

Durante o mês de setembro, o antigo prédio da Prefeitura e atual sede da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), no Parque Halfeld, ficará iluminado, para chamar a atenção da população para a campanha “Setembro Amarelo”, movimento – organizado pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) – para alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Estatísticas apontam um aumento crescente das vítimas de suicídio em todo o mundo: 800 mil por ano. É uma morte a cada 40 segundos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) - 2015. Ainda segundo o relatório, o Brasil é o oitavo país nesse ranking. São 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer.

O autoextermínio cresce por questões demográficas, populacionais e, principalmente, por problemas sociais. Uma boa notícia é o fato de que, segundo a OMS, nove em cada dez casos podem ser prevenidos.

Em Juiz de Fora, buscando discutir o tema, desconstruir mitos e compartilhar informações de modo a facilitar a busca por ajuda, o Departamento de Saúde Mental (Desm), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), promove uma mesa-redonda no dia 21 de setembro, entre 10h e 12h, com o tema “A Potência de Viver e o Suicídio: Formas de Prevenção”.

O debate – que terá a participação da médica psiquiatra Andréia Ramos, da psicóloga Irmã Saar e da gerente do Desm, Andréia Stenner – é voltado para os profissionais da rede de saúde mental, servidores em geral e interessados no assunto. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3690-7183. O evento será realizado no auditório do Subsecretaria de Vigilância em Saúde, que fica na Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória.

ACESSA.com - Pr?dio da Funalfa recebe ilumina??o especial para campanha Setembro Amarelo