Quinta-feira, 18 de janeiro de 2018, atualizada às 18h57

Postos de saúde passam a ficar abertos entre 11h e 13h a partir desta sexta-feira

Da redação

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância dos juiz-foranos se vacinarem contra febre amarela. A pasta informa que só em janeiro, a Prefeitura recebeu 36 mil doses da vacina. Destas, 31.400 foram distribuídas para os postos e, até o dia 13, apenas 3.773 doses já haviam sido aplicadas. O Executivo aguarda a entrega de outras 20 mil.

As informações foram divulgadas em boletim nesta quinta-feira, 18 de janeiro, um dia depois da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) confirmar investigação do primeiro caso de febre amarela em humano na cidade.

Segundo informações do Setor de Imunização, o aumento da procura começou a ser observado no início desta semana, chegando no pico na quarta, 17. Ainda, de acordo com o setor, o que tem sido observado, é que muitas pessoas que procuram os postos para se imunizar já tomaram a vacina e não precisariam procurar o serviço.

Horário extra

A partir desta sexta-feira, 19 de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas também das 11h ás 13h, para aqueles que querem se imunizar. O horário especial das UBS vai até dia 2 de fevereiro. No sábado, 20, os 66 postos de saúde estarão abertos na cidade, das 8h às 17h. O Espaço Cidadão estará aberto para aplicação das doses em substituição ao PAM Marechal, que não funcionará neste sábado.

O que é febre amarela e sintomas?

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres. Em área silvestre, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.