Quinta-feira, 25 de janeiro de 2018, atualizada às 14h11

Governo inclui Juiz de Fora em decreto de situação de emergência em saúde pública

Agência Minas

Uma ementa ao decreto que declara Situação de Emergência em Saúde Pública Regional foi publicada nesta quinta-feira, 25 de janeiro, ampliando a área de abrangência para as regionais de saúde de Barbacena e Juiz de Fora, pelo Governo de Minas Gerais. O decreto tem vigência pelo período de 180 dias, em razão do registro de casos prováveis de febre amarela no Estado.

No decreto publicado no dia 20 de janeiro, 94 municípios integravam a área de Situação de Emergência em Saúde Pública Regional, nesta quinta, 25, com a publicação desta ementa, mais 68 cidades foram adicionadas, totalizando 162 municípios.

A publicação do decreto tem o objetivo de facilitar e agilizar a adoção de medidas necessárias ao enfrentamento da doença. O Governo do Estado de Minas Gerais poderá adquirir insumos e materiais, bem como contratar por tempo determinado serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial, sem a necessidade de realizar licitação, para os municípios que integram a área de abrangência das Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte, Itabira, Ponte Nova, Barbacena e Juiz de Fora.

“A ampliação do decreto para os municípios que integram as regionais de Barbacena e Juiz de Fora se justifica diante da ocorrência de casos da doença em humanos nessas regiões. A partir de agora está garantida a tramitação em caráter de urgência de todos os procedimentos relacionados à referida situação de emergência em saúde pública regional também para essas regiões”, explica o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said.

Desde o início do 2º período de monitoramento da febre amarela (julho/2017 a junho/2018), foram confirmados 47 casos em Minas Gerais, destes casos, 25 evoluíram para óbito e outros 99 casos continuam em investigação.

Na Regional de Juiz de Fora foram confirmados casos nos municípios Goianá (1 óbito), Mar de Espanha (1 óbito) e Juiz de Fora (1 caso). No município de Piranga pertencente à Regional de Barbacena foi confirmado 1 caso da doença.

ACESSA.com - Governo inclui Juiz de Fora em decreto de situa??o de emerg?ncia em sa?de p?blic