Arquitetura de Portugal contrasta o moderno com o antigo Pa?s encanta os turistas pela beleza dos monumentos, das praias, das ruelas e das fachadas das casas com detalhes em azulejos


Daniele Gruppi
Rep?rter
11/11/2008

Portugal reserva belas paisagens e surpreende os turistas, como a estudante de administra??o Ma?ra de Castro, que passou 25 dias no pa?s. Visitou castelo, feira de arte, shoppings, monumentos antigos, pra?as, foi ? praia e, claro, n?o deixou de experimentar o tradicional pastel de Bel?m e o famoso vinho do porto.

Ma?ra viajou em julho, ?poca de ver?o no territ?rio lusitano. Ficou na casa de uma amiga em Vila Nogueira do Azeit?o, em Set?bal, situada a 32 quil?metros de Lisboa.

Set?bal ? a cidade de figuras relevantes na literatura, como os poetas Manuel Maria Barbosa du Bocage, que recebeu uma est?tua em homenagem (foto abaixo e ? esquerda) , e Sebasti?o da Gama. A estudante conheceu por fora a casa da fam?lia de Gama. N?o p?de entrar, j? que os quartos foram alugados. Visitou tamb?m o Castelo de S?o Filipe, um dos maiores patrim?nios portugu?s.

Percorreu tamb?m em Set?bal lugares, como Santana, Ma??, Aldeia da Piedade, Aldeia de Irm?os, Aldeia Grande e Sesimbra. Foi ? capital lusitana e se encantou. Ma?ra comentou sobre a arquitetura de Lisboa. "Mistura o cl?ssico e o moderno e as fachadas possuem detalhes em azulejos."

A estudante afirma que as constru?es antigas s?o bem preservados pelos portugueses. "? tudo muito limpo e organizado." Ma?ra foi ? Feira Internacional de Arte, ao Shopping Vasco da Gama e ? cal?ada Marqu?s de Tancos, onde fica o Padr?o dos Descobrimentos (foto abaixo e ? direita).

O monumento tem a forma de uma caravela, com o escudo de Portugal nos lados. Foi erguido pela primeira vez, em 1940, de forma ef?mera, integrado na exposi??o do mundo portugu?s, da autoria do arquiteto Conttinelli Telmo (1897 ? 1948) e do escultor Leopoldo de Almeida (1898 ? 1975).

Foto Est?tua do Poeta Bocage Foto de Ma?ra nas ruelas de Portugal Foto de Ma?ra no Padr?o dos Descobridores

A sua concentra??o definitiva ? da data de 1960, quando foi celebrado o 5? centen?rio da morte do infante D. Henrique. O acesso ao local ? feito pelo elevador situado dentro do edif?cio. Do lado de fora, h? o mapa central, com figuras de gale?es e sereias desenhadas, que mostra as rotas das descobertas concretizadas nos s?culos XV e XVI.

Ma?ra passeou pela ponte Vasco da Gama, que passa sobre o rio Tejo, considerada uma das maiores da Europa, e tamb?m pela ponte 25 de abril. Como n?o poderia ser diferente, conheceu o Mosteiro dos Jer?nimos.

A estudante foi a um local de produ??o de vin?cola, onde experimentou algumas variedades. Na vin?cola por onde passou, os barris antigos, cujo processo de fabrica??o demora anos para ser conclu?do, contrastam-se com os equipamentos modernos.

Foto no shopping Vasco da Gama Foto em Portugal Foto na Feira Internacional de Artes

Sobre a gastronomia portuguesa, Ma?ra acrescenta que, al?m de vinhos e licores, fazem parte os pratos ? base de peixe e de carne de porco. ? forte a presen?a tamb?m das azeitonas. Em Lisboa, a turista se deliciou com os past?is de Bel?m (foto abaixo e ao centro).

Como em Portugal, a l?ngua oficial ? o portugu?s h? a facilidade de se viajar pelo pa?s inteiro sem encontrar problemas de comunica??o. A estudante afirma que os lusitanos demonstraram ter uma imagem ruim dos brasileiros. O pa?s al?m de atrair turistas recebe pessoas que v?o em busca de trabalho.

"Onde chegava, as pessoas percebiam que era brasileira devido ao sotaque. Teve uma senhora que me perguntou: 'Voc? tamb?m veio ganhar a vida aqui?" E respondi que s? estava em Portugal a passeio, mas ela parecia n?o ter acreditado, j? que insistiu que muitos iam para trabalhar."

Foto em Portugal Foto da entrada do local onde vende Pastel de Bel?m Foto em Portugal